Baleia jubarte é vista nadando pela costa da Praia de Iracema, em Fortaleza

De acordo com especialistas, o mamífero não costuma ser observado na capital. Esses animais têm por hábito deixarem a Antártida e nadam milhares de quilômetros todos os anos.

Baleia jubarte é vista nadando pela costa da Praia de Iracema | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma baleia da espécie jubarte foi avistada por volta das 13 horas deste sábado (17), na costa de Fortaleza. O registro do animal nadando pelas águas próximas ao Iate Clube, no Mucuripe, foi compartilhado por curiosos nas redes sociais. 

De acordo com especialistas, o mamífero não costuma ser observado na capital. Esses animais têm por hábito deixarem a Antártida e nadam milhares de quilômetros todos os anos.

A migração ocorre para poderem acasalar em águas mais quentes, como em Abrolhos, na região sul da Bahia, onde se reproduzem. 

De acordo com a bióloga e Técnica de Resgate do Programa de Mamíferos Marinhos da Aquasis, Letícia Gonçalves, não é possível afirmar o que levou esta baleia a aproximar-se da costa. Mas a hipótese é de que se tratava de um animal juvenil, de até um ano, realizando sua primeira migração. 

Aparição da jubarte é rara nas praias de Fortaleza (Foto: Reprodução)

"Há grande possibilidade de ter se desorientado e/ou se perdido do seu grupo", explicou. Os animais adultos desta espécie podem chegar até os 16 metros.

Ela explica que a temporada de jubartes, no Brasil, compreende o período de junho a outubro/novembro.

"A maior quantidades  de grupos se concentram no litoral baiano e capixaba. Até o momento, acredita-se que os animais que são encontrados aqui, na região, estejam somente de passagem para esses locais de maior concentração", observou.

As informações são do Diário do Nordeste



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES