mais

Baleia jubarte é vista nadando pela costa da Praia de Iracema, em Fortaleza

De acordo com especialistas, o mamífero não costuma ser observado na capital. Esses animais têm por hábito deixarem a Antártida e nadam milhares de quilômetros todos os anos.


Uma baleia da espécie jubarte foi avistada por volta das 13 horas deste sábado (17), na costa de Fortaleza. O registro do animal nadando pelas águas próximas ao Iate Clube, no Mucuripe, foi compartilhado por curiosos nas redes sociais. 

De acordo com especialistas, o mamífero não costuma ser observado na capital. Esses animais têm por hábito deixarem a Antártida e nadam milhares de quilômetros todos os anos.

A migração ocorre para poderem acasalar em águas mais quentes, como em Abrolhos, na região sul da Bahia, onde se reproduzem. 

De acordo com a bióloga e Técnica de Resgate do Programa de Mamíferos Marinhos da Aquasis, Letícia Gonçalves, não é possível afirmar o que levou esta baleia a aproximar-se da costa. Mas a hipótese é de que se tratava de um animal juvenil, de até um ano, realizando sua primeira migração. 

Aparição da jubarte é rara nas praias de Fortaleza (Foto: Reprodução)Aparição da jubarte é rara nas praias de Fortaleza (Foto: Reprodução)

"Há grande possibilidade de ter se desorientado e/ou se perdido do seu grupo", explicou. Os animais adultos desta espécie podem chegar até os 16 metros.

Ela explica que a temporada de jubartes, no Brasil, compreende o período de junho a outubro/novembro.

"A maior quantidades  de grupos se concentram no litoral baiano e capixaba. Até o momento, acredita-se que os animais que são encontrados aqui, na região, estejam somente de passagem para esses locais de maior concentração", observou.

As informações são do Diário do Nordeste

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail