Bancários fazem manifestação contra privatização da Caixa

A campanha #ACaixaétodasua, conduzida pelo Comitê Nacional em Defesa da Caixa, foi lançada em Teresina na sexta-feira, 20, em frente à agência da Caixa, na Rua Areolino de Abreu,

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A campanha #ACaixaétodasua, conduzida pelo Comitê Nacional em Defesa da Caixa, foi lançada em Teresina na sexta-feira, 20, em frente à agência da Caixa, na Rua Areolino de Abreu, centro da cidade, com participação do Sindicato dos Bancários do Piauí, da Associação do Pessoal da Caixa (Apcef/PI) e com apoio da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae). Representantes do ato estiveram nas ruas distribuindo materiais informativos, conversando com empregados e população, uma ação contra a venda das partes lucrativas da empresa. 

Desde o primeiro semestre do ano,  Pedro Guimarães, novo presidente da Caixa Econômica Federal, emitiu declarações sobre vendas das participações na empresa, priorização de vendas de subsidiárias, além de outras mudanças que geraram um alerta para a população. 

Crédito: Raíssa Morais

Reconhecida como o banco dos brasileiros e agente das principais políticas públicas do país, a Caixa, além de empresa financeira, atua como indutor do desenvolvimento regional, principalmente nos municípios mais carentes do Norte e Nordeste.

Os programas e serviços como saneamento básico, financiamento estudantil (Fies), Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida estão ameaçados. É o que relatou Odaly Medeiros, empregado da Caixa Econômica, há 37 anos, e presidente do Sindicato dos Bancários do Estado do Piauí.

“Eu quero que as pessoas compreendam a importância desse banco, assim também  dos demais, especialmente os bancos públicos, como Banco do Brasil, Banco do Nordeste, que são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento do Brasil, em especial da nossa região. A Caixa Econômica é quem constrói as residências, casas para pessoas pobres”, disse o presidente do sindicato.

De acordo com Medeiros, 86% do que é investido de recurso público no Nordeste vem dos bancos públicos. “São bancos que nós não devemos deixar que o governo se aproprie e destrua nosso patrimônio público”, enfatiza.

A agenda da campanha de conscientização promovida pelo Sindicato dos Bancários vai percorrer o Estado. Na lista, estão as regionais de Picos, Floriano, Parnaíba, Bom Jesus e demais locais do interior do Piauí.

“A Caixa está ficando cada vez mais magra e nós queremos que ela seja para a sociedade e continue oferecendo financiamento, habitação, FIES, PROUNI, saneamento básico e trabalhe em parceria com as  prefeituras”, expressa Francisca de Assis Araújo, representante da Fenae.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES