Banco de alimentos da Nova Ceasa atuante no combate à fome

O recorde mais recente foi do mês de outubro, com 46 toneladas de alimentos arrecadados, um número elevado em comparação a média que fica em torno de 20 ou 27 toneladas.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta terça-feira (19), o Banco de Alimentos da Nova Ceasa, localizado no Parque São João,  recebeu a visita técnica de representantes da pesquisa nacional de Banco de Alimentos para conhecer a estrutura, coletar informações sobre o funcionamento e os números alcançados pelo projeto social que combate a fome e o desperdício de frutas e verduras no entreposto piauiense. A pesquisa faz parte do Ministério da Cidadania, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e com o Fundo Mundial para a Natureza no Brasil (WWF Brasil).

Crédito: José ALves Filho

O Banco de Alimentos da Nova Ceasa foi inaugurado em agosto do ano de 2018. Ao longo desse tempo, houve um crescimento exponencial de doações. O recorde mais recente foi do mês de outubro, com 46 toneladas de alimentos arrecadados, um número elevado em comparação a média que fica em torno de 20 ou 27 toneladas. Em apenas um ano e três meses, a arrecadação total foi de 320 toneladas de alimentos que beneficiam instituições socioassistenciais.

O número de entidades contempladas mais que dobrou. No início, eram 10 e hoje são 25 instituições. A lista de espera chega ao total de 100 interessadas em receber as doações do banco, que prefere manter uma quantidade pequena para o mantimento da frequência semanal.

Janice Lustosa, diretora técnica relatou que a visita geral das pesquisadoras vai emitir uma visão ampliada do funcionamento do banco, como as metas atingidas nos projetos. “São muitos alimentos que deixaram de ir para o aterro sanitário e que hoje a gente  faz essa distribuição para essas instituições. E essa pesquisa vai também possibilitar ideias de como selecionar alimentos, fazer uma triagem diferenciada ou um processamento mínimo ”, especificou.

As instituições recebem doação de acordo com o público. São desde associações que trabalham com adolescentes, idosos casas de umbanda, até  pessoas em situação de rua, dependentes químicos em tratamento e demais que atuam no tratamento de doenças como câncer. 

Este ano, o Banco de Alimentos ganhou o prêmio de melhor projeto de inclusão social do Piauí e também um prêmio de reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU), como modelo de participação público privada a ser replicado por outras instituições por meio do projeto Banco de Alimentos

Hoje, a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos é composta por 239 unidades em todo o país, das quais 107 são coordenadas por governos estaduais e municipais.

Natália Tenuta, nutricionista e coordenadora da pesquisa nacional de Banco de Alimentos está com o trabalho que carrega o intuito de aproximar os bancos brasileiros. “Fizemos um mapeamento em 2017 de todos que estão em funcionamento no país e encontramos 233”, disse. 

Os dados reunidos pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e pelo Instituto René Rachou da Fiocruz Minas buscam entender as dificuldades, as boas experiências e compartilhar todas essas realidades dos bancos de alimentos brasileiros. 

“As experiências bem sucedidas de um banco podem contribuir para o funcionamento de outro banco. Não é uma pesquisa fiscalizatória, pelo contrário, é para contribuir com a redução de perdas e desperdício de alimentos, contribuir para garantia do direito humano de alimentação adequada e promover as ações de educação alimentar nutricional, no sentido de estimular a alimentação saudável”, explicou Natália Tenuta.

A pesquisa já produziu um guia de boas práticas para bancos de alimentos, publicado pela Anvisa no mês de setembro, com material de apoio e sensibilização, aos parceiros para que eles entendam mais sobre o banco de alimentos e o funcionamento de materiais técnicos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES