Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Banco de Alimentos da Nova Ceasa realiza 3ª Oficina Gastronômica

Oficina mostra que é possível cozinhar sem perdas e desperdícios

Compartilhe
Google Whatsapp

O Banco de Alimentos da Nova Ceasa realizará nesta quinta-feira (12), uma oficina gastronômica para feirantes do mercado e instituições carentes que são cadastradas no projeto social que combate a fome e o desperdício de alimentos no Piauí. A oficina é gratuita e será ministrada por profissionais da área de nutrição, das 8h às 12h, na cozinha experimental do Banco de Alimentos.


Jorgenei Moraes, gerente de projetos sociais da Nova Ceasa, esclarece que as ações educativas são sempre presentes no programa Banco de Alimentos. “Realizamos cursos, palestras e oficinas relacionadas a área de manipulação de alimentos, técnicas e métodos de aproveitamento integral de alimentos. Tudo isso é conhecimento que levamos para os permissionários e para as entidades sociais atendidas aqui”, explica Jorgenei.

“Essas oficinas que realizamos, assim como todas as ações educativas, têm o objetivo de fomentar a troca de experiências, levando novos conhecimentos para as pessoas e instituições. Desta forma ajudamos também a criar bons hábitos alimentos, evitando o desperdício de alimentos. A intenção é mostrar de forma criativa, formas de reaproveitamento de hortigranjeiros que perdem seu valor comercial, mas que ainda mantém suas características e valor nutricional, e que estão próprios para o consumo”, acrescenta o gerente de projetos sociais.


A tecnóloga em alimentos e responsável técnica do Banco de Alimentos da Nova Ceasa, Janice Lustosa, esclarece que através das oficinas é demonstrado que é possível cozinhar sem perdas e desperdícios, aplicando métodos e técnicas para o aproveitamento integral dos alimentos. “Nesta edição da oficina apostamos na abóbora, pois estamos na quaresma, período do ano em que as vendas do produto aumenta significativamente. Inclusive, as vendas chegam a triplicar no período da semana santa, por exemplo. A oferta do alimento é grande na Nova Ceasa e a intenção das nutricionistas é ensinar a reaproveitar da casca até a semente”, explica Janice. “Aguardamos um grande público e fazer, mais uma vez, muito bonito”, acrescenta.

O PROGRAMA BANCO DE ALIMENTOS

O Banco de Alimentos é um projeto social, sem fins lucrativos, que combate a fome e evitar o desperdício de alimentos na Nova Ceasa, fortalecendo a política de Segurança Alimentar e Nutricional – SAN, estadual e do município de Teresina. Diariamente, uma equipe do Banco de Alimentos arrecada frutas, verduras e legumes doados pelos permissionários. São produtos bons para o consumo. Eles são recolhidos no mercado, selecionados na sede do programa por uma equipe técnica de nutricionistas e repassados para entidades cadastradas no órgão.

No Banco de Alimentos estão cadastradas 25 entidades, atendendo cerca de 6 mil pessoas. O programa arrecada, em média, cerca de 1.000 quilos de alimentos, diariamente. No ano de 2019, o projeto social arrecadou 255.273 quilos de hortigranjeiros e repassou para famílias carentes do Piauí. Desde a fundação, o Banco de Alimentos já distribuiu cerca de 660.000 quilos de frutas e verduras.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar