Ao menos 40 bebês prematuros estão necessitando de leite materno para ganharem peso e irem para casa. Apesar do estoque do banco de leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) ter aumentado devido a última campanha, a instituição ainda está precisando de mais doações para atingir a meta de 10 litros ao dia.

A nutricionista Zélia Leal explica que leite materno é vital na recuperação dos bebês que estão na unidade médio e alto risco, pois não podem receber a fórmula de leite. Por isso as doações são a única chance de sobrevivência dos recém-nascidos.

“A repercussão da última campanha foi boa, mas precisamos que mais mães se sensibilizem com a causa. Nós enfatizamos que o leite que precisamos não é o do filho delas, mas sim o excesso que muitas vezes é desperdiçado e poderia ajudar outros bebês”, afirma.

Zélia ressalta que o Banco de Leite mantêm o compromisso com as doadoras ao ir até suas residências com os kits contendo máscaras, luvas e frascos esterilizados. Além disso é feito as orientações necessárias e também o recolhimento do leite que as doadoras guardaram.

“As mães que não puderem deixar a doação na maternidade podem ficar despreocupadas que a nossa equipe irá até a sua residência. Como só temos um carro e atendemos a toda cidade e também Timon, precisamos que as mães tenham um pouco de paciência caso a equipe demore um pouco para chegar”, esclarece a nutricionista.

Qualquer orientação ou pedido de coleta deve ser feito pelo telefone 0800-280-2522. Entretanto é importante que as mães tomem alguns cuidados antes de fazer a doação, para manter a qualidade do leite estocado.

O uso de touca, máscara são essenciais, como também fazer a higienização correta das mãos, antebraços com água e sabão e o peito somente com água.