Banco de Saúde da Nova Ceasa leva atendimento a milhares de pessoas

Ambulatório médico atende gratuitamente os comerciantes e clientes do local, além de moradores da região Sul de Teresina

O Banco de Saúde facilitou a vida dos permissionários | Raisa Morais JMN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dona Luzinete Rocha, 58 anos, acordou indisposta e precisou procurar atendimento médico logo cedo, não enfrentou fila e nem teve dificuldade em ser atendida isso porque ela é permissionária da Nova Ceasa que disponibiliza um serviço de saúde gratuito para seus permissionários, comerciantes, além de moradores da região sul de Teresina. 

A Nova Ceasa é gerida por meio de Parceria Público-Privada com o Governo do Estado do Piauí, via Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc). Desde que a concessionária que administra o local assumiu a missão já foram alcançados inúmeros feitos e o mais recente foi o Banco de Saúde – um ambulatório médico, que funciona há cinco meses  e foi criado para acompanhar a saúde dos trabalhadores. A nova estrutura fica dentro da central de abastecimento e conta com médico, enfermeiro e técnico de enfermagem. 

Para Dona Luzinete, o Banco de Saúde facilitou a vida dos permissionários- Foto: Raissa Morais

A falta de tempo faz com que muitos dos permissionários acabem deixando de lado os cuidados com a própria saúde. Na contramão disso, quem optou por marcar presença no banco foi a permissionária Dona Luzinete. Para ela, os atendimentos são uma espécie de check-up antecipado ali mesmo no seu emprego.  

“Trabalho aqui há muito tempo e hoje mesmo tive que fazer uso do Banco de Saúde porque minha pressão e glicose subiram. Para nós, permissionários, esse espaço tem sido de suma importância porque não temos como ir procurar atendimento médico fora. Hoje fiz consulta e estou muito bem e medicada”, relatou a comerciante Luzinete que trabalha há 27 anos no local. 

Todos os dias, passam pela Nova Ceasa cerca de 10 mil pessoas. Com o olhar atento, a concessionária implantou os serviços para atender, aproximadamente, 2 mil funcionários entre fixos e rotativos. A maioria dos permissionários são pessoas com idade de 40 e 80 anos que não possuem plano de saúde e muitos apresentam algumas comorbidades.

População de outros bairros utilizam o serviço é o caso Dymara Barbosa e filha Ana Louise- Foto: Raissa Morais

Olhar humano com a saúde do trabalhador 

O gerente de projetos sociais da Nova Ceasa, Jorgenei Morais, atenta que o projeto é voltado para a saúde do trabalhador. Para identificar se um dos permissionários tem algum problema de saúde, o banco utiliza uma busca ativa como ferramenta.  

O gerente de projetos sociais da Nova Ceasa, Jorgenei Morais- Foto: Raissa Morias

“Temos a necessidade de verificar a saúde desses nossos permissionários que chegam aqui na madrugada e ficam até às 15 da tarde e juntos dos deles tem seus colaboradores e clientes. Vamos até esses trabalhadores, agendamos as consultas por hora e aqui ele é atendido. Por semana são realizados 130 atendimentos que ocorrem de segunda a sábado de 7h às 13h.”, explicou. 

Desde que o Banco de saúde foi inaugurado em março de 2021, o espaço oferece atendimento médico e encaminhamento de exames atuando como reforço para atenção básica. A estrutura foi feita pela concessionária que administra o local e a Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) disponibiliza os profissionais de saúde.   

Uma delas é a enfermeira Maria da Conceição, ela justifica que o espaço tem uma política cidadã de cuidado às pessoas. “Fazemos a avaliação inicial com o paciente, em seguida encaminhamos para a consulta com a médica”, pontua.  As consultas são pré-agendadas, se houver necessidade o paciente entra na fila de regulação do SUS e é encaminhado para uma Unidade Básica de Saúde (UBS).  

Segundo ela os atendimentos mais recorrentes são de pessoas hipertensas e diabéticas. “Eles chegam aqui, se informam sobre a doença, identificamos o pronto atendimento, alguns procuram fazer curativos, mas são leves”, revela.

Atendimentos de saúde é oferecido no local de trabalho 

Há 43 anos trabalhando com comércio de alimentos, José de Deus, 67 anos, um dos primeiros permissionários da Nova Ceasa, descobriu o diagnóstico de uma diabetes no Banco de Saúde. Ele reconhece o benefício do serviço até para a clientela.  

Permissionário mais antigo da Nova Ceasa, José de Deus, descobriu uma diabetes no posto- Foto; Raissa Morais

“Procurei saber a respeito de alguns exames e descobri que era diabético, falei com o médico onde foi feito a avaliação. Agora estou me cuidando e faço uso de uma medicação. Foi gratificante para mim a procura pelo posto médico, ele só favorece a nós e quem aqui frequenta”, assegurou o sexagenário. 

O Banco de Saúde mostra o verdadeiro esforço de cidadania e o resgate social de levar algo tão necessário: a saúde. Pelo acompanhamento o índice de avaliação dos frequentadores é 100% positivo. “Temos percebido ao longo desses cinco meses que existimos uma completa melhoria, não só aspecto do bem-estar, percebemos que esse trabalhador que vivia à margem do atendimento agora se senti acolhido. Isso tem dado um ganho na autoestima dessas pessoas e temos recebido pontos bastantes favoráveis de satisfação dessa nossa clientela”, encerra Jorgenei Morais.  

Em breve um novo entreposto na Nova Ceasa, chamado de Banco de Sorrisos, vai passar a oferecer também serviços odontológicos gratuitos em parceria com profissionais de uma faculdade. A Nova Ceasa conquistou o prêmio da ONU como a melhor PPP do mundo com o exemplo do Banco de alimentos que realiza doações de alimentos para entidades que se cadastraram e foram selecionadas, aguardando assim, o reaproveitamento e evitando o desperdício.  

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES