Banco de Saúde para feirantes e clientes é inaugurado na Nova Ceasa

O Banco é uma ação social do projeto da PPP da Nova Ceasa que oferecerá serviços de saúde gratuitos para cerca de 10 mil pessoas que passam pela Central de Abastecimento.

tyu | ft
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Nova Ceasa e o Governo do Piauí inauguraram na manhã desta segunda-feira (15), o Banco de Saúde, um ambulatório médico que vai atender gratuitamente os feirantes e clientes da Nova Ceasa, além de moradores da região sul da capital. Esta é mais uma ação social da concessionária, que é gerida através de uma Parceria Público-Privada (PPP) com o Governo do Estado do Piauí, por meio da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc). 

A Nova Ceasa recebe cerca de 10 mil pessoas por dia e conta com aproximadamente 2 mil funcionários entre fixos e rotativos que trabalham na central de abastecimento. De acordo com levantamento feito pela concessionária, a maioria dos permissionários são trabalhadores entre 40 e 80 anos de idade que não possuem plano de saúde ou costumam fazer exames de rotina, e muitos apresentam comorbidades como diabetes, hipertensão, problemas cardíacos e obesidade. O Banco de Saúde oferecerá atendimento médico e encaminhamento de exames atuando, principalmente, como reforço para atenção básica e como monitoramento de sintomas da Covid-19.

Foto: Divulgação

Segundo Viviane Moura, superintendente da Suparc, o Banco de Saúde terá uma função estratégica de garantir o bem-estar e a qualidade de vida do trabalhador da Nova Ceasa. “O Banco de Saúde é mais ação social do projeto da PPP da Nova Ceasa e é um espaço relevante principalmente no contexto atual. Ele foi originalmente pensado ano atrás para oferecer atendimentos da atenção básica na prevenção e de controle da saúde dos permissionários. Hoje ele toma uma importância ainda maior no contexto da pandemia do novo Coronavírus, transformando-se em um local de apoio também para atender as demandas mais urgentes no acompanhamento de sintomas”, destaca a gestora.

Para a comerciante Francisca Maria, de 42 anos, o Banco de Saúde terá grande importância também no trabalho educativo, orientando sobre os protocolos sanitários relacionados à Covid-19. “As pessoas saberão sobre os riscos que estão correndo. Tem muita gente que passa por aqui e não usa máscara. Elas precisam saber sobre as medidas de prevenção, como usar máscara, lavar as mãos, usar álcool em gel, para se proteger e proteger o cliente também”, comenta a feirante.

Foto: Divulgação

James Andrade, diretor da Nova Ceasa, afirma que muitos permissionários acabam negligenciando a própria saúde devido às demandas do trabalho e espera que o Banco de Saúde ajude a solucionar essas situações. “Nós que fazemos a Nova Ceasa temos horários de trabalho não convencionais e muitas vezes já vimos trabalhadores descobrirem doenças de forma tardia pela falta de tempo de cuidar da sua saúde. Com esse espaço, buscamos mudar essa realidade”, ressalta.

O Banco de Saúde é uma parceria entre a Nova Ceasa, que oferece uma estrutura física com ambulatório, enfermaria, consultório e recepção, e a Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi), que disponibilizará os profissionais de saúde entre médicos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos que atuarão no Banco.

“Nossa equipe de engenheiros da Sesapi acompanhou o trabalho da Nova Ceasa na reforma dessa área de forma que o nosso núcleo de infraestrutura da saúde conseguisse verificar a garantia de um espaço para o atendimento adequado, respeitando as normas de vigilância sanitária e dos serviços de saúde. Temos aqui uma área de apoio com todas as condições para armazenamento de medicamentos e para criarmos uma sala de vacina”, destacou o secretário da Sesapi, Florentino Neto.

Foto: Divulgação

Para encerrar a solenidade, o Governador do Piauí, Wellington Dias, falou do orgulho de inaugurar esse Banco e das expectativas de grandes resultados. “Quero que tenhamos bons rendimentos no Banco de Saúde. O foco principal serão os que trabalham na Nova Ceasa, mas também sei que será importante para os usuários em uma situação de atendimento necessário durante compras, assim como o lado social, atendendo pessoas carentes da comunidade ao redor”, finalizou o Governador.

Fonte: Assessoria



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES