Bares e quiosques são fiscalizados na Ponta d“Areia

A equipe da Semurh percorreu os 28 quiosques destinados à venda de água de coco, água e refrigerante

Bares e quiosques são fiscalizados na Ponta d"Areia | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Auxiliares e t?cnicos de fiscaliza??o da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habita??o (Semurh) percorreram nesta ter?a-feira (15) os bares da Pra?a do Sol, na praia Ponta d?Areia. A principal irregularidade constatada foi a inexist?ncia de alvar?s de funcionamento dos 45 bares localizados na ?rea. Os propriet?rios foram notificados para que se regularizem junto ao ?rg?o e ter?o tamb?m que retirar, em 48 horas, os jogos de bilharina dos seus estabelecimentos.

?Notificamos os comerciantes para que as bilharinas sejam retiradas e caso isso n?o aconte?a, a Secretaria apreender? os equipamentos?, explicou a superintendente de Fiscaliza??o e Posturas da Semurh, Rosanny Aranha. Durante a opera??o, que teve o apoio da Delegacia de Costumes e Divers?es P?blicas, os donos de bares tamb?m foram alertados para o excesso de lonas, mesas e cadeiras nos bares.

A equipe da Semurh tamb?m percorreu os 28 quiosques destinados ? venda de ?gua de coco, ?gua e refrigerantes. Desde o in?cio da semana, auxiliares e t?cnicos est?o fiscalizando os quiosques, nos tr?s turnos, disciplinando o uso de mesas e cadeiras, polui??o sonora, excessos estruturais e, principalmente, a venda de bebidas alco?licas.

Mais de 70% dos quiosques est?o irregulares junto ? Secretaria. Mesmo com o disciplinamento pela Prefeitura e a isen??o concedida pelo ?rg?o para a taxa anual de licenciamento no valor de R$ 385,00, dos 28 quiosques, 20 ainda n?o se regularizaram.

?A secretaria est? fazendo cumprir o C?digo de Posturas do Munic?pio, que pro?be expressamente a venda de bebidas alco?licas em ?rea p?blica?, explica o secret?rio da Semurh, Roberto Furtado. ?Al?m disso, nenhum dos quiosques foi planejado para a comercializa??o de outros produtos que n?o sejam ?gua de coco, refrigerantes e ?gua?, completa.

Roberto Furtado destacou que a liminar concedida, no m?s passado, pela 3? Vara da Fazenda P?blica de S?o Lu?s, em favor de 23 comerciantes do local, refor?a a proibi??o de venda de bebidas alco?licas nos quiosques e que esses ?produtos devem ser objeto de especial fiscaliza??o e controle por parte da administra??o municipal, considerando os efeitos que podem ocasionar tanto aos indiv?duos quanto ? sociedade?.

Comodato ? Os quiosques da Ponta d?Areia foram cedidos em regime de comodato h? 16 anos pela Prefeitura, exclusivamente para a venda de ?gua de coco, ?gua e refrigerantes. Desde ent?o, as licen?as n?o foram renovadas e, durante esse per?odo, muitos comerciantes venderam, alugaram ou cederam os quiosques irregularmente para outras pessoas.

Para resolver o problema, al?m do licenciamento gratuito, a Semurh vai conceder a permiss?o legal de uso desses espa?os somente aos comerciantes que trabalham atualmente no local.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES