Barragem de Boa Esperança se aproxima de 80% da capacidade e aumenta vazão

A Chesf ressalta a importância e necessidade de que seja evitada a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação

Barragem de Boa Esperança se aproxima de 80% da capacidade e aumenta vazão | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diante do nível atual do reservatório da Usina de Boa Esperança, na cidade de Guadalupe/PI, que se encontra com cerca de 78% de sua capacidade, acima do volume de espera definido para o período, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou que vai elevar a vazão de saída do reservatório dos atuais 606 metros cúbicos por segundo (m³/s) para o patamar de 900 m³/s a partir desta sexta-feira (18).

O reservatório atingiu, na madrugada do dia 16, a cota de 302,87 metros, com volume de 77,71%, recebendo uma vazão de chegada da ordem de 810 m³/s. A nova vazão, que se encontra dentro da normalidade da operação da Usina, deverá permanecer até nova avaliação.

Barragem de Boa Esperança se aproxima de 80% da capacidade e aumenta vazão - Foto: Divulgação

A Chesf ressalta a importância e necessidade de que seja evitada a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação, na calha do rio, visto que a bacia permanece em seu período chuvoso, que se estende até o final do mês de abril.

A Companhia lembra, ainda, que a situação hidrológica da Bacia do Rio Parnaíba é permanentemente monitorada, podendo haver alterações das vazões ora praticadas, conforme sejam as necessidades de geração de energia apresentadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) ou a alteração dos volumes pluviométricos na região.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES