Barragens ameaçam romper no Norte do Piauí

Piripiri e Piracuruca vivem impasse com estruturas de segurança hídrica

Barragem de Piracuruca | Piracurucaaovivo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após o desastre ambiental e a verdadeira tragédia que acometeu a população de Brumadinho (MG), o Piauí vive um impasse com estruturas de segurança hídrica do Norte do Estado. Piripiri e Piracuruca estão em risco com ameaças de rompimento das barragens dos municípios.  O meionorte.com já havia denunciado a situação.

Em vídeos, a Barragem de Piracuruca, cidade distante há 208 km de Teresina, mostra fissuras assustadoras. Enquanto isso, em Piripiri crateras estão se formando ao longo da estrada sob a parede do Açude Caldeirão, um importante ponto turístico do município localizado há 166 km da capital.

Em Piracuruca, o desembargador a denúncia é do desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). “A barragem está há mais de 30 anos sem reparos e pode ruir a qualquer momento”, denuncia. 

Barragem de Piracuruca. Crédito: piracurucaaovivo.

Brandão de Carvalho divulgou vídeos da situação da barragem. “A barragem de Brumadinho tinha 12,7 milhões de m³ de rejeitos. Sabemos que a força da água é muito maior, e a barragem de Piracuruca possui 250 milhões de m³ de água. É uma quantidade muito grande. A destruição seria muito maior que Brumadinho. São mais de 200 mil pessoas em risco”, aponta.

Em Piripiri, a ação é da 3ª Promotoria de Justiça da cidade e a denúncia é do promotor Nivaldo Ribeiro. Ele defende que é preciso fazer uma drenagem da parede do Açude Caldeirão, que apresenta crateras e conta com 50 milhões de m³. A barragem é de responsabilidade do Departamento de Obras Contra a Seca (Dnocs), que foi notificado e alegou que corrigiu o problema, mas as que caberia ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER-PI) fazer a drenagem requerida.

No entanto, o DER-PI devolveu a notificação. “Recebemos um laudo do engenheiro do Dnocs, o Dr. Francisco Ribeiro Soares, contando que se não for feito a drenagem, a barragem pode romper. Tentamos notificar o DER-PI e eles se recusaram a receber a notificação, um envelope dos Correios. Por isso entramos com uma ação, a juíza deu uma liminar e o Estado deve providenciar o reparo”, declara o promotor Nivaldo Ribeiro.

A ação do Ministério Público Estadual prevê a reforma imediata da barragem na região de Piripiri. Em caso de descumprimento da ação judicial, haverá o bloqueio do fundo de participação do Piauí, no valor de R$ 1 milhão. De acordo com o poder judiciário, o Governo tem 15 dias para iniciar a reforma e 60 para concluí-la. 

O promotor afirma que foi comunicado que uma equipe do DER-PI já foi deslocada ao local e está realizando vistorias. “Senão houver a reforma, pode romper a barragem. A notícia que temos é que o DER deve começar o reparo ainda nesta sexta-feira [8]”, finaliza o promotor Nivaldo Ribeiro.

Prefeitura de Piracuruca emite nota

A Prefeitura Municipal de Piracuruca e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, sensíveis aos apelos de toda a comunidade piracuruquense em face dos últimos acontecimentos, ocorridos em Brumadinho-MG, envolvendo acidentes em Barragem, vêm a público, informar a população piracuruquense acerca das providências tomadas em relação à manutenção das condições de segurança da Barragem de Piracuruca.

Informamos que desde a semana passada, estamos empenhados em buscar soluções que previnam quaisquer danos ao meio ambiente ou a vidas humanas em consequência de riscos na segurança da Barragem de Piracuruca.

Assim, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo realizou visita in loco para verificar a situação da parede da barragem e, ato contínuo, foram encaminhados ofícios ao Governador do Estado, Departamento nacional de Obras contra as Secas- DNOSCs, ANA, IDEPI e SEMAR, solicitando as seguintes providências: inspeção de segurança, em caráter de urgência; nomeação de um servidor para permanecer no local da barragem, acompanhamento sistemático da situação da barragem e controle da abertura das comportas.

Informamos ainda que o Município de Piracuruca ingressou com Ação Judicial contra o Estado do Piauí, pedindo a imediata fiscalização das condições de segurança da estrutura da Barragem de Piracuruca. 

A Gestão Municipal, dessa forma, vem expor a situação e esclarecer as medidas emergencialmente tomadas, em resposta ao clamor popular sobre o fato, atendendo o interesse público, em cumprimento a sua responsabilidade administrativa e por julgar ser necessária a extrema transparência em suas ações.

Estes esclarecimentos tornam-se imprescindíveis para se evitar a propagação de informações distorcidas sobre o caso e informar amplamente a sociedade sobre as medidas tomadas.

Veja vídeos da situação da Barragem de Piracuruca

Assista à reportagem de Eli Lopes para a Rede Meio Norte sobre a situação de Piripiri



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES