Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Barras ganha o primeiro Parque de Energia Solar

O parque vai abastecer a Cooperativa Educacional de Barras (COEB) com 152 painéis que geram 5.52/ KWP e irá gerar uma média de 6.5000 KWH por mês

Compartilhe

A cidade de Barras, região Norte do Piauí, ganhou o primeiro Parque de Energia Solar. A inauguração aconteceu dia 16 de novembro e conseguiu reunir autoridades locais, cooperados, todos envolvidos em um projeto de energia limpa e sustentável.  

O projeto foi desenvolvido pela Cooperativa de Energia Elétrica Renovável, Telefonia e Desenvolvimento Sustentável do Piauí (COOPSOL). O parque está instalado na comunidade Maribondo, na PI 110.   

Ele vai abastecer a Cooperativa Educacional de Barras (COEB) com 152 painéis que geram 5.52/ KWP e irá gerar uma média de 6.5000 KWH por mês. Em residências normais, poderia abastecer a 41 casas, considerando que uma residência de classe média consome em torno de 157 KWH por mês. Trata-se de um projeto de intercooperação realizado por três cooperativas, COOPSOL, COEB e SICREDI, cooperativa de crédito.

A garantia de fábrica do inversor é de cinco anos, as placas possuem uma garantia de fábrica de 10 anos contra qualquer defeito de fabricação, mas a garantia de produção é de 25 anos. A fábrica também garante que as placas até os 25 anos apresentam uma perda de eficiência de até 17,8%, ou seja, se o sistema hoje gera 100 KWH, após 25 anos a garantia é que as placas gerem no mínimo 82 KWH.

O horário de pico de produção do sistema será das 11h às 14h. Essa geração irá poupar a emissão de 3.456 kg de CO2 por mês. De acordo com o presidente da COOPSOL, Raimundo Martins, a cooperativa presta serviços para toda a comunidade, pessoas físicas e jurídicas, e tem abrangência nacional. 

“Este projeto reúne três cooperativas ao mesmo tempo. Será um gerador de energia com subestação solar e aérea”, disse Raimundo Martins.

Os projetos da COOPSOL estão sendo apresentados em várias cidades do Piauí, Maranhão e a perspectiva de serviços é imediata. O Piauí está em segundo lugar como o Estado do Nordeste que possui mais fontes renováveis na matriz energética. A perspectiva é que o Estado passe por um avanço ainda maior nos próximos anos.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar