Barreiras para contenção de óleo são colocadas no Ceará

As redes tem boias na superfície e malha de até quatro metros de largura, costuradas nas boias

| Portal Governo do Estado do Ceará
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Redes de contenção para a mancha de óleo estão sendo colocadas na foz do rio Jaguaribe pelo governo do Ceará. São três redes, situadas em pontos estratégicos, que somadas possuem com 1.200 metros de extensão. As redes tem boias na superfície e malha de até quatro metros de largura, costuradas nas boias, e ficam estendidas no fundo do mar por meio de correntes. Duas já estão no local e a terceira deve ser colocada até o fim da semana.

A opção por subdividir a barreira em três partes deu-se pela necessidade de não bloquear a navegabilidade da área, que possui tráfego intenso devido à pesca e ao turismo, em comum acordo com a Colônia de Pescadores e a Secretaria de Meio Ambiente de Fortim.

”Como a mancha é densa, ela pode vir a se posicionar até meio metro abaixo da superfície. Por isso, a rede precisa desta profundidade”, explica o secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, que acompanhou hoje (6/11) a colocação dos equipamentos. As barreiras fazem parte de uma estratégia preventiva do governo do Ceará, de forma a preservar uma área sensível, rica em manguezais, pesca artesanal e que é usada inclusive no abastecimento d’água da população. (Com informações do Governo do Estado do Ceará)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES