Batata-doce de quase 18 kg é encontrada em horta caseira em SP

Tudo começou com o professor Cleiton Rodrigues da Costa. Ele tem na casa dele uma pequena horta.

A batata-doce gigante pesou quase 18 quilos. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma batata-doce gigante virou atração em Cerqueira César (SP). O tubérculo foi colhido na horta caseira de uma moradora. A raiz pesou 17,6 quilos.

Tudo começou com o professor Cleiton Rodrigues da Costa. Ele tem na casa dele uma pequena horta. Na plantação é comum a colheita de batatas-doces que pesam em média dois quilos e meio.

Admirada com a produtividade da horta, a professora Lenita Larini ficou interessada. O professor Cleiton vendo a curiosidade da amiga, retirou uma muda e deu para ela de presente. E foi na casa de Lenita que o fenômeno ocorreu.

Lenita conta que teve bastante trabalho para colher a ?super batata?. Além de quebrar o cabo da enxada, ela teve que cavar muito e com cuidado para não ferir a raiz. No espaço ocupado pela batata o que sobrou uma modesta cratera. ?Eu fui cavando até retirar toda a terra, mas aí o trabalho foi carregar a batata. Era muito pesada?, comenta.

O engenheiro agrônomo da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) de Cerqueira César, Rui Ferreira, o fenômeno pode ter ocorrido por má formação da planta. Ele explica que diversas anomalias podem ter ocorrido. O especialista afirma que uma única batata pode ter sofrido uma alteração genética espontânea que provou o super crescimento, ou então ter ocorrido a junção de várias batatas no mesmo espaço, formando o corpo único.

Já Cleiton e a amiga Lenita se divertem com a curiosidade despertada pela batata. ?A nossa batata está igual história de pescador. Só acreditam vendo?, afirma o professor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES