Bebê é intubada com 72% do corpo queimado por reação a remédio, diz pai

Hospital informou que paciente “encontra-se na UTI da unidade, com o estado geral grave e respirando com a ajuda de aparelhos”.

Bebê é intubada com 72% do corpo queimado por reação a remédio, diz pai | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com pouco mais de 1 ano de vida, Helena Cristina está enfrentando uma intubação e internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Pai dela, Hugo Cristiano Penno da Silva contou que a filha teve uma reação a um medicamento que tomou para tratar convulsões e ficou com 72% do corpo coberto por queimaduras.

Na noite de quarta-feira (15), Helena foi levada para o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia. Antes, ela estava internada em uma unidade de saúde em Anápolis, a 55 km da capital, onde a família mora.

O Hugol informou, por meio de nota enviada na manhã desta quinta-feira (16), que a paciente "encontra-se na UTI da unidade, com o estado geral grave e respirando com a ajuda de aparelhos".

Helena está intubada em UTI do Hugol após sofrer queimaduras — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal 

“Decidiram intubá-la para ela não sofrer tanto, estão tratando. Como ela vinha tomando anticonvulsivos e parou estão olhando esse lado neurológico também. Ela vai ter uma consulta com um cirurgião sobre as queimaduras, que vai fazer uma avaliação, e deve passar por mais uma raspagem”, relatou o pai.

O nome e o laboratório do medicamento não foram divulgados, por isso a reportagem não conseguiu pedir uma posição sobre a reação.

Hugo contou como é difícil ver a filha na situação atual, mas que tem muita esperança na recuperação dela, que está sendo bem cuidada.

“Não tem como não se preocupar, ver tua filha brincando, interagindo contigo e de repente nessa situação. Mas está sendo bem atendida. Esperança a gente sempre tem”, completou. 

Tratamento e diagnóstico

O pai contou que Helena começou a apresentar convulsões aos 5 meses de vida. Por causa da condição, ela foi avaliada por diversos neurologistas até que começou a tomar anticonvulsivos.

A estratégia adotada pela médica, de acordo com Hugo, foi dar três remédios inicialmente e fazer a retirada gradativa.

“Quando ela estava tomando só um, um encefalograma apontou um tipo diferente de descarga e a médica prescreveu outro medicamento. Ela tomou só durante três semanas e depois começou a apresentar essa reação”, contou.

Helena antes de ter corpo coberto por queimaduras — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal 

No entanto, até que as reações fossem ligadas ao efeito do medicamento, os pais tiveram que passar por uma peregrinação por hospitais anapolinos.

“Primeiro fomos a UPA, ela estava com febre e o médico disse que era uma virose. No outro dia voltamos, a febre não passava e ela começou a ficar vermelha. Fomos a outro Cais e a diagnosticaram com rosácea”, disse o pai.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Anápolis informou que os procedimentos adotados "durante as duas consultas da paciente, nos dias 3 e 4 de setembro, seguem corretamente os protocolos adotados pela unidade".

Após isso, a menina foi receitada com antibióticos, mas os problemas continuaram. Segundo Hugo, na última sexta-feira (10), ela começou a soltar a pele do rosto e aparecer bolhas pelo corpo. Foi quando os médicos conseguiram diagnosticar a situação como reação à medicação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES