mais

Bebê indígena morre após infecção alimentar em abrigo de Teresina

Devido ao período de pandemia, eles optaram por levar a criança para o tratamento com base em rituais religiosos.

Morreu por complicações de infecção intestinal no abrigo Emater, em Teresina, o bebê Euclide Moreno Mendoza, de dois meses, indígena de etnia Warao. O caso foi confirmado pela Secretaria Municipal de Cidadania, Asssitência Social e Políticas Integradas (Semcaspi). 

Segundo a Semcaspi, a mãe de Euclide Mendoza, Sophia Maria Mendoza, de 19 anos, recebeu todo o acompanhamento necessário, inclusive, durante o período gestacional, com consultas pré-natal, exames iniciais que apontaram normalidade aos resultados, como ultrassonografia computadorizada. 

Foi prescrito e oferecido a suplementação com ácido fólico e ferro, além disto, foi encaminhada para atualizar o cartão de vacina. E recebeu o kit natalidade, composto de fraldas descartáveis e de pano, lenço umedecido, banheira, materiais de higiene e fita.

Ao apresentar infecção intestinal, no dia (07/06), aproximadamente às 14h, Euclide Mendoza foi encaminhado para a UPA do Satélite. Ao retornar da UPA, às 17h, os pais já tinham providenciado o medicamento prescrito: paracetamol e simeticona e relataram que o médico teria pedido para substituir o leite NAN I pela fórmula infantil de nome Nestogeno.

No dia seguinte (08/06), às 16h, Euclide Mendoza foi levado ao abrigo CSU, para que um dos acolhidos, Lautério Perez, rezasse no bebê, ritual que faz parte da cultura deles. Embora, os coordenadores não tenham recomendado a saída da família para outro abrigo, devido ao período de pandemia, eles optaram por levar a criança para o tratamento com base em rituais religiosos. Euclide Mendoza faleceu poucas horas depois.

A Semcaspi concedeu o suporte necessário, por meio do serviço de Benefícios Eventuais, como: auxílio funeral e auxílio de transporte, respeitando as tradições culturais deste grupo. E ainda, lamenta profundamente o ocorrido e se disponibiliza para prestar mais esclarecimentos.


Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail