Bebedouros de escolas teresinenses estão contaminados,diz pesquisa

A equipe constatou que a grande falha nas escolas é a higiene dos bebedouros, que não é realizada de forma eficiente

Destaca-se que a água vinda de poços são mais contaminadas do que a que vem da Agespisa | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para saber como está a situação da água oferecida para as crianças nas escolas teresinenses, a pesquisadora Waleska Albuquerque e sua equipe foram a 32 escolas da zona urbana da capital piauiense para realizar o monitoramento dos bebedouros escolares no Programa de Pesquisas para o Sistema Único de Saúde (PPSUS).

"Como nós já tínhamos experiência com água, nós escrevemos um projeto baseado em cima do edital do PPSUS e escolhemos escolas públicas, devido ao trabalho com crianças, o público alvo das escolas", explica a pesquisadora, sobre estudo apoiado pela Secretaria de Saúde (Sesapi), Ministério da Saúde e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi).

A pesquisa "Monitoramento da qualidade microbiológica da água destinada ao consumo em escolas da rede municipal na cidade de Teresina - PI" aborda escolas públicas escolhidas por sorteio aleatório. 90% das escolas eram creches que englobava crianças até 6 anos de idade.

Segundo Waleska Albuquerque, tal escolha "aumentou ainda mais nossa preocupação com a qualidade da água, visto que essas crianças têm um sistema imunológico mais frágil do que os adultos. O resultado dessas pesquisas, quando nós vimos que a qualidade da água não era o desejado, nos deixou preocupados".

A equipe constatou que a grande falha nas escolas é a higiene dos bebedouros, que não é realizada de forma eficiente. As amostras foram coletadas entre março e outubro de 2011, em que apenas um bebedouro por escola participava da pesquisa, submetidas à contagem de coliformes totais e coliformes termotolerantes ou Escherichia coli.

"Nós estamos tentando realizar uma orientação às pessoas responsáveis pela higiene dos bebedouros e depois dessa orientação nós pretendemos realizar uma nova coleta nas escolas, para ver se realmente as orientações estão sendo seguidas e realizadas de forma correta", analisa Waleska Albuquerque.

Entre as primeiras observações da pesquisa, destaca-se que a água vinda de poços são mais contaminadas do que a água que vem da empresa abastecedora de água do Piauí, a Agespisa.

Entretanto, a pesquisadora lembra que, mesmo sendo a água tratada e se o bebedouro não for higienizado de forma correta, a água acaba sendo contaminada por mau uso e má higienização.

Com a pesquisa finalizada e os resultados apresentados, a perspectiva dos resultados já passou por mudanças, já que a resolução vigente para analisar os dados era diferente da atual. Waleska Albuquerque pontua que atualmente há uma norma mais rígida sobre a contaminação dos coliformes termotolerantes.

"Quando nós fizemos um levantamento eram 286 escolas, hoje já tem mais do que isso. Nós trabalhamos mais de 10% das escolas por sorteio aleatório.

Como hoje não temos condições de trabalhar com todas as escolas, nós priorizamos um público mais suscetível a contaminações, que são as crianças que estão nas creches ou Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI)", explica a pesquisadora sobre os dados analisados no laboratório de microbiologia de alimentos da Universidade Federal do Piauí (UFPI).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES