Belém faz 405 anos esbanjando diversidade cultural e rica gastronomia

Capital do estado do Pará apresenta atrativos únicos para quem deseja conhecer de perto a beleza amazônica

Basílica de Nossa Senhora de Nazaré | Bruna Brandão / MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Basílica de Nossa Senhora de Nazaré. Foto: Bruna Brandão

“Quem vai ao Pará, parou, tomou açaí, ficou”, o trecho do carimbó Garota do Tacacá, um dos hinos dos paraenses ressalta um dos muitos atrativos do estado, a gastronomia. Não à toa, Belém, capital paraense, ostenta o título de cidade criativa da gastronomia, honraria concedida pela Unesco. E a renovação do título em agosto de 2020 é mais um motivo para celebrar neste 12 de janeiro, dia que a cidade completa 405 anos.

Ingredientes e frutas amazônicas como jambú, tucupi, açaí, cupuaçu e bacuri dão um sabor único à culinária paraense e são um convite ao retorno. Mas nem só de boa comida vive a capital paraense, a cultura também merece destaque. As cerâmicas marajoara, os brinquedos de miriti (planta típica da região) e peças de balata (borracha semelhante ao látex) também encantam moradores e visitantes da cidade.

O conjunto do artesanato rico da região pode ser conferido em um dos pontos turísticos da capital: o Espaço São João Liberto, patrimônio histórico do estado, erguido em 1749, que já abrigou o convento de São José e até cadeia pública e presídio. Hoje, o espaço possui loja de joias e gemas, espaço de moda, artesanato, capela e um memorial.

Outro cartão-postal da cidade é o Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, referência em arte contemporânea para as regiões Norte e Nordeste, com um acervo estimado em mais de 300 peças.

O Tacacá é um dos pratos típicos da capital. Foto: Bruna Brandão

Para quem deseja saborear a culinária local às margens da Baia do Guajará a pedida é um passeio pela Estação das Docas antigo porto fluvial em Belém que depois de revitalizado passou a abrigar restaurantes, lojas de artesanato e eventos. O melhor é que o local fica a poucos metros do lendário mercado Ver-o-Peso e é possível saborear o tradicional açaí, que pode ser acompanhado de farinhas de tapioca e de mandioca e açúcar. No paladar paraense a iguaria ainda pode receber a companhia de camarão seco e peixe frito.

A Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré é outra preciosidade da história e cultura paraense. O local guarda a imagem da santa que é a padroeira dos paraenses e começou a ser erguida em 1909, no lugar onde Plácido José de Souza encontrou a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Lá é o ponto de chegada da procissão do Círio de Nazaré, evento religioso que acontece no segundo domingo de outubro e leva mais de dois milhões de fiéis às ruas de Belém e que é considerado por muitos o Natal do paraense. Em razão da pandemia de coronavírus, a procissão de 2020 não foi realizada.

Os ritmos são destaque da cultura paraense. Foto: Bruna Brandão

CULTURA – A cultura paraense é outro forte atrativo de quem visita o estado e a capital Belém. O carimbó, o brega e o tecno brega não deixam ninguém ficar parado. Expoentes da música paraense como Gaby Amarantos, Joelma e Dona Onete foram fundamentais para levar os ritmos amazônicos para todos os cantos do país. Então, animou para se deixar levar pela cultura e gastronomia na capital paraense, também conhecida como cidade das mangueiras?

Aproveite a retomada do turismo para redescobrir o Brasil. Procure estabelecimentos que adotam os protocolos de biossegurança contra o coronavírus e que tenham o Selo Turismo Responsável, do Ministério do Turismo. Belém está te esperando! (Por Lívia Nascimento/MTur)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES