Dia da Síndrome de Down é celebrado nesta sexta-feira

A síndrome de Down não é doença, mas sim uma ocorrência genética natural, por motivos ainda não esclarecidos

Criança com Síndrome de Down | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Saber apreciar o quanto a diferença é bela exige sensibilidade e no Dia Internacional da Síndrome de Down um novo olhar vem valorizando os portadores da síndrome que encantam a todos com a simplicidade do seu aprendizado. A síndrome de Down não é doença, mas sim uma ocorrência genética natural, por motivos ainda não esclarecidos.

O cromossomo a mais no par 21 traz limitações que podem ser contornadas com o acompanhamento necessário, afeto e convicção de que estas pessoas são capazes de estudar, trabalhar e ter uma vida produtiva se inserindo na sociedade Isso é nítido nas lentes do projeto ?Lente Eficiente?, já captou várias belas histórias de superação.

Algumas delas envolvem pessoas com síndrome de Down. Homenageando às pessoas com síndrome de Down, a fotógrafa Raíssa Moraes realizou ontem um ensaio com duas lindas meninas: Melissa Carvalho e Luana Yasmim. O primeiro ensaio com uma pessoa com síndrome de Down, Raíssa fez com Celeste Melo. Esta experiência abriu para ela um leque de sensações e reflexões.

Raíssa conviveu com Celeste e para ela recorda que na infância não havia diferença nenhuma nunca a tratou diferente das outras colegas. ?Depois das fotos refleti que deve ser por causa dela que o pojeto Lente Eficiente existe. Eu nunca a tratei como diferente. Crescemos juntas, brincando no mesmo quintal e com as mesmas pessoas. E também foi preciso criar esse laço de confiança, já que hoje ela não gosta muito de papo. Mas fiquei lá a manhã inteira conversando, brincando e clicando?, declara.

Para ela, os pais têm um entendimento diferente de o que é a Síndrome de Down. ?Hoje os pais acreditam no potencial dos seus filhos, e na minha opinião de leiga esse crédito é fundamental. Eles acreditam que seus filhos são capazes de ser o que quiser e lutam por isso. Eu sempre digo que o Lente Eficiente me salva, me traz paz e esperança de um mundo melhor?, afirma .

Giovanna Soares Brito é uma mãe que acredita no potencial da sua filha, Mariana de 10 anos de idade. Ela sempre tenta estimular a menina desde que nasceu. ?Desde que e Mariana nasceu nunca nos preocupamos com as coisas que ela não podia. É claro que tem que ter atenção especial?, explica a mãe.

Segundo a mãe, Mariana é bastante comunicativa e cativa a todos com seu carisma. ?Se envolve com as outras crianças normalmente. A questão social dela é bem resolvida. A dificuldade que ela tem é na fala. No primeiro momento não se entende o que ela está falando?, afirma.

Ela reconhece que a síndrome traz limitações, mas nada que impeça Mariana de progredir. ?Hoje ela tem 10 anos, mas a idade mental não é de 10, é de menos. Ela ainda não está alfabetizada, mas sabe escrever o seu nome. A questão tecnológica, é com ela mesmo. Mexe em tudo, tablet, celular... O notebook ela tem um pouco de dificuldade por causa do mouse?, observa Giovanna.

Mariana é bastante integrada com todos, mas a mãe recorda que já houve uma situação de preconceito quando a pequena fazia balé. Contudo o professor soube contornar. ?Quando fazia balé um pai falou para o professor de balé que a Mariana estava atrapalhando as outras.

O professor falou que se ele quisesse tirar a filha poderia, mas Mariana não sairia. A gente vê que o problema às vezes está nos pais e não nas crianças?, comenta Giovanna, acrescentando que o fato de a filha ter Down no balé sempre fez dela um destaque, já que ela sempre fazia o passo depois das colegas, chamando a atenção de todos que se encantavam com a habilidade da menina.

VISIBILIDADE

O Dia Internacional da Síndrome de Down dá visibilidade aos portadores e promove a inclusão. A data faz parte do calendário oficial de 193 países membros das Nações Unidas ? ONU. A data foi escolhida pela Associação Internacional, Down Syndrome International, em alusão aos três cromossomos no par de número 21 (21/3) possuídos pelas pessoas com síndrome de Down.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES