Turismo no Piauí: Beleza do litoral atrai grandes investimentos; FOTOS

O litoral é o roteiro não só de quem busca sol e mar é também um pólo de investimentos.

Investimentos e negócios vêm mudando para melhor o cenário do litoral piauiense. | Reprodução Jornal MN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

src="https://www.meionorte.com/uploads/imagens/2011/11/27/5924beb7955a3ddfdedfb690c3f203a2.jpg" width="600" height="450" />

Parnaíba cresce e aparece. A cidade litorânea é um dos atrativos nas férias, fins de semana, feriados e épocas de grande movimento como o carnaval. A proximidade das praias faz com que o piauiense escolha a região como destino, buscando, além do banho de mar, diversão e aventura. Parnaíba com toda a sua estrutura serve de apoio para quem vai ao litoral.

Quem não quer ficar na cidade pode escolher outras dezenas de municípios e povoados que circundam as praias do litoral. São 66 quilômetros de praia, onde opções para o visitante é o que não faltam.

Vai desde as águas mais agitadas de Atalaia à tranquilidade de praias paradisíacas como Maramar. O crescimento da região é mais uma prova de que o lugar é ideal para se viver. Não falta absolutamente nada. Tem toda uma estrutura que permite as pessoas usufruírem de todos os serviços.

A cidade cresce e possui uma infraestrutura que atende de forma satisfatória tanto moradores como turistas. A rede de hospitais e demais serviços de atendimento médico é formada por nove unidades. Inclui serviços de Unidade de Tratamento Intensivo(UTI) , com equipamentos de última geração.

Só na área de Prontoatendimento são de 150 a 200 por dia. Com uma rede de esgotos que proporciona saneamento de qualidade, a cidade atende satisfatoriamente nas áreas da saúde, educação, lazer. Parnaíba é um centro de apoio para quem está no litoral.

Como chegar ao litoral do Piauí

Quem opta por chegar ao litoral de carro, vindo pela capital Teresina, que fica a 339 quilômetros de Parnaíba, a estrada em perfeito estado de conservação proporciona uma viagem tranquila. O acesso é pela BR- 343. O Aeroporto Internacional Dr. João Silva Filho, que fica na cidade litorânea, opera com pequenos voos, mas até o ano de 2012 estará liberado para voos maiores.

Com uma pista de 2.500 metros, possui hoje uma das maiores pistas de pouso e decolagem do Nordeste. Projetado para receber aeronaves de grande porte, tais como os aviões 767 que têm capacidade para transportar em média 300 pessoas, o aeroporto de Parnaíba tem uma estrutura completa para receber voos comerciais vindos de todos os destinos.

Atualmente, o aeródromo aguarda apenas a finalização das negociações com empresas áreas, as quais oferecerão uma via mais rápida para se chegar ao litoral piauiense. No momento, o aeroporto de Parnaíba tem recebido somente aviões particulares e táxi aéreo.

Em recente reunião, representantes da Secretaria do Turismo do Piauí e da empresa GOL Linhas Aéreas discutiram a instalação de um voo regular para Parnaíba.

A cidade está na lista das contempladas pela empresa na ampliação de seus voos para todo o Brasil. Localizado em uma área privilegiada, entre os municípios de Camocim e Jericoacoara, ambos no Ceará, o Delta do Rio Parnaíba, no Piauí, e os Lençóis Maranhenses no Maranhão, o aeroporto é a porta de entrada para uma região em que o turismo tende a crescer.

O terminal de passageiros é inspirado na arquitetura modernista do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. A pista de pouso e decolagem, com 2,5 mil metros de comprimento, está preparada para receber voos internacionais, fretados ou regulares.

Parnaíba é importante Centro de Educação

Parnaíba tem se tornado um importante centro de Educação. Faculdades e universidades dividem o espaço, atraindo muitos jovens em busca de uma formação acadêmica. A Universidade Federal do Piauí está presente com onze cursos. A Universidade Estadual também está no litoral com dez cursos.

E não para por aí. A Faculdade Piauiense (FAP), que já é uma referência em Teresina, também tem um anexo em Parnaíba, por acreditar no potencial que vem se desenvolvendo na região.

A FAP oferece oito cursos, dentre eles, Direito, Administração, Contábeis, Pedagogia, Sistemas de Informação, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição. E possui ainda laboratórios de Bioquímica, Biologia Celular, Patologia, Bromatologia, Cuidados Humanos, Análise Sensorial, Anatomia, Técnica Dialética e Multidisciplinares que proporcionam um ensino de qualidade do mesmo nível dos grandes centros.

A instituição que foi fundada em 15 de maio de 1999 tem o compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão, e para isso desenvolve junto aos alunos uma formação teórica e prática sólida, que proporciona um espírito empreendedor e inovador.

*Confira matéria completa no Jornal Meio Norte de hoje (27/11/2011)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES