Beleza Negra: Quilombo Mimbó realiza Ballroom na comunidade

A primeira ballroom do quilombo acontecerá no Clube da Beleza Negra a partir das 19h com a presença de referências da cena ballroom

Negro Val, musical 150 anos e Ideulzuíta | Vicente Vince
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Quilombo do Mimbó e Ballroom Piauí piauiense estão se unindo e vão realizar a Quilomball Mimbó Odara no dia 16 de julho. A primeira ballroom do quilombo acontecerá no Clube da Beleza Negra, a partir das 19h, com a presença de referências da cena ballroom norte e nordeste. 

São eles, Fênix Zion (Alagoas) e Eva Bessa Valentino (Ceará) junto com as representantes piauienses Ayra Dias e Pai Peste Negra de Munique, além de outras integrantes da Ballroom Piauí.

Negro Val, Musical 150 anos e Idelzuita - Vincente Vince

Cultura popular

Idelzuita Paixão será a mestra de cultura popular homenageada e anfitriã deste evento na comunidade. Nos dias 14 e 15 de julho haverá roda de conversa com voltadas para comunidade quilombola. O tema é a 'Cultura Ball Room: celebração e cidadania da comunidade LGBTQIAPN+ Preta em conexão com os ancestrais quilombolas'.

Lembrando que as vagas são limitadas e os participantes terão bolsa de incentivo no valor de R$50,00. As inscrições serão feitas com os mobilizadores do evento na comunidade Marta Paixão, Roudrigo Paixão e Ramon Paixão.

Princes Eva Valentino é uma das atrações do evento- Divulgação

Documentário

Para o dia 14 de julho está programada a gira de conversa e exibição do documentário Kiki (legendado, 2018, EUA), dirigido por Sara Jordenö e co-roteiro de Twiggy Pucci Garçon. No dia 15 de julho acontecem oficinas de Vogue Femme (05 elementos), runway (desfile de moda) e Vogue (dramático). 

No sábado (16) terá apresentações de Preto Tipuá, Carmen Kemoly, Bixnaikas, Grupo de Dança da Escola Pedro Rabelo da Paixão, Dj Samdra Dee e outras atrações.

Casarão, coordenação Vicente, Negro Val e Idelzuita-Divulgação

Ações integradas

Estas ações integram a programação da “Ocupação Cultural OdiOdara” financiada pelo Sistema de Incentivo Estadual à Cultura do Piauí (SIEC-PI) e realizada pela Associação de Moradores da Comunidade Cajueiro em parceria com A Casarão Cultural em Amarante. O projeto propõe articular a resistência e diversidade da comunidade LGBTQIA+ piauiense com as lutas e ancestralidades da cultura popular amarantina e suas comunidades tradicionais.

Ao longo do ano ocorrerão várias de atividades culturais programadas pela Casarão Cultural (instagram: @casaraocultural), que possui Galeria de Artes, Studio de Dança, biblioteca, hostel e sala de estudos.

O projeto “Ocupação OdiOdara” tem conectado a cultura popular e a cena LGBTQIA+ por meio de referências da cultura popular amarantina representada pelas mestras Nêga Ana, Sibita e Idelzuita Paixão que orientam a produção artística e cultural do projeto.

Programação

14/07

-17:00 - EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO Kiki (Legendado, 2018, EUA), dirigido por Sara Jordenö e co-roteiro de Twiggy Pucci Garçon

-19:00 - GIRA DE CONVERSA: A Comunidade Ballroom nordestina e o Quilombo Mimbó: ancestralidades, negritudes, periferias, dissidências de gênero e sexuais e HIV/Aids com: Fênix Zion, Ayra Dias e Solimar Lima. Mediação: Nego Val

____

15/07

- 15:00 - OFICINA da categoria VOGUE FEMME (5 elementos) com Pai Peste Nêga da Casa Di Monique (PI)

- 17:00 -OFICINA da categoria RUNWAY (desfile de moda) com Pioneer Fênix Negra 007 (AL)

-19:00 - OFICINA da categoria VOGUE FEMME (dramático) com Princess Eva Bessa da House of Valentino (CE)

________________________

16/07 - 19:00 - Local: Clube da Beleza Negra/ QUILOMBALL MIMBÓ ODARA

-Dress Code: cores das indumentárias dos Orixás

-Roll Call: Entrada de pessoas influentes na cena Ballroom do Piauí e Quilombo Mimbó

-Jurades: Pioneer Fênix Negra 007 (AL), Princess Eva Bessa Valentino (CE), Pai Peste Nêga Di Monique

-Chanter/commentator: A Kay Di Monique

-Designer: André Lova / La Ursa 007

-Apresentações: Preto Tipuá, Carmen Kemoly, Bixnaikas, Dimas Bezerra, Dj Samdra Dee, Grupo de Dança da Escola Pedro Rabelo da Paixão e outras atrações



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES