O Quilombo do Mimbó e Ballroom Piauí piauiense estão se unindo e vão realizar a Quilomball Mimbó Odara no dia 16 de julho. A primeira ballroom do quilombo acontecerá no Clube da Beleza Negra, a partir das 19h, com a presença de referências da cena ballroom norte e nordeste. 

São eles, Fênix Zion (Alagoas) e Eva Bessa Valentino (Ceará) junto com as representantes piauienses Ayra Dias e Pai Peste Negra de Munique, além de outras integrantes da Ballroom Piauí.

Negro Val, Musical 150 anos e Idelzuita - Vincente VinceNegro Val, Musical 150 anos e Idelzuita - Vincente Vince

Cultura popular

Idelzuita Paixão será a mestra de cultura popular homenageada e anfitriã deste evento na comunidade. Nos dias 14 e 15 de julho haverá roda de conversa com voltadas para comunidade quilombola. O tema é a 'Cultura Ball Room: celebração e cidadania da comunidade LGBTQIAPN+ Preta em conexão com os ancestrais quilombolas'.

Lembrando que as vagas são limitadas e os participantes terão bolsa de incentivo no valor de R$50,00. As inscrições serão feitas com os mobilizadores do evento na comunidade Marta Paixão, Roudrigo Paixão e Ramon Paixão.

Princes Eva Valentino é uma das atrações do evento- DivulgaçãoPrinces Eva Valentino é uma das atrações do evento- Divulgação

Documentário

Para o dia 14 de julho está programada a gira de conversa e exibição do documentário Kiki (legendado, 2018, EUA), dirigido por Sara Jordenö e co-roteiro de Twiggy Pucci Garçon. No dia 15 de julho acontecem oficinas de Vogue Femme (05 elementos), runway (desfile de moda) e Vogue (dramático). 

No sábado (16) terá apresentações de Preto Tipuá, Carmen Kemoly, Bixnaikas, Grupo de Dança da Escola Pedro Rabelo da Paixão, Dj Samdra Dee e outras atrações.

Casarão, coordenação Vicente, Negro Val e Idelzuita-DivulgaçãoCasarão, coordenação Vicente, Negro Val e Idelzuita-Divulgação

Ações integradas

Estas ações integram a programação da “Ocupação Cultural OdiOdara” financiada pelo Sistema de Incentivo Estadual à Cultura do Piauí (SIEC-PI) e realizada pela Associação de Moradores da Comunidade Cajueiro em parceria com A Casarão Cultural em Amarante. O projeto propõe articular a resistência e diversidade da comunidade LGBTQIA+ piauiense com as lutas e ancestralidades da cultura popular amarantina e suas comunidades tradicionais.

Ao longo do ano ocorrerão várias de atividades culturais programadas pela Casarão Cultural (instagram: @casaraocultural), que possui Galeria de Artes, Studio de Dança, biblioteca, hostel e sala de estudos.

O projeto “Ocupação OdiOdara” tem conectado a cultura popular e a cena LGBTQIA+ por meio de referências da cultura popular amarantina representada pelas mestras Nêga Ana, Sibita e Idelzuita Paixão que orientam a produção artística e cultural do projeto.

Programação

14/07

-17:00 - EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO Kiki (Legendado, 2018, EUA), dirigido por Sara Jordenö e co-roteiro de Twiggy Pucci Garçon

-19:00 - GIRA DE CONVERSA: A Comunidade Ballroom nordestina e o Quilombo Mimbó: ancestralidades, negritudes, periferias, dissidências de gênero e sexuais e HIV/Aids com: Fênix Zion, Ayra Dias e Solimar Lima. Mediação: Nego Val

____

15/07

- 15:00 - OFICINA da categoria VOGUE FEMME (5 elementos) com Pai Peste Nêga da Casa Di Monique (PI)

- 17:00 -OFICINA da categoria RUNWAY (desfile de moda) com Pioneer Fênix Negra 007 (AL)

-19:00 - OFICINA da categoria VOGUE FEMME (dramático) com Princess Eva Bessa da House of Valentino (CE)

________________________

16/07 - 19:00 - Local: Clube da Beleza Negra/ QUILOMBALL MIMBÓ ODARA

-Dress Code: cores das indumentárias dos Orixás

-Roll Call: Entrada de pessoas influentes na cena Ballroom do Piauí e Quilombo Mimbó

-Jurades: Pioneer Fênix Negra 007 (AL), Princess Eva Bessa Valentino (CE), Pai Peste Nêga Di Monique

-Chanter/commentator: A Kay Di Monique

-Designer: André Lova / La Ursa 007

-Apresentações: Preto Tipuá, Carmen Kemoly, Bixnaikas, Dimas Bezerra, Dj Samdra Dee, Grupo de Dança da Escola Pedro Rabelo da Paixão e outras atrações