Belezas do litoral do Piauí atraem turistas para a Trilha das Emoções

Com extensão de 187 km, a Trilha das Emoções sai de Jericoacoara (Ceará), passa pelo litoral piauiense, com o Delta do Parnaíba, e termina no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (Maranhão).

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As belezas naturais do litoral do Piauí agora podem ser exploradas por turistas em um roteiro de estradões, com terra, areia e mata fechada, além de dunas, lagoas e praias.

Tudo isso a bordo de UTVs e quadriciclos na Trilha das Emoções, que faz parte da Rota das Emoções - do Ceará até o Maranhão. Com extensão de 187 km, ela sai de Jericoacoara (Ceará), passa pelo litoral piauiense, com o Delta do Parnaíba, e termina no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (Maranhão).

Apenas o trecho do Piauí, que tem 66 km, está aberto para turistas e trilheiros. Os outros trechos para Jericoacoara, ao leste do Piauí, e para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, ao oeste, estão sendo desenvolvidos para interligar a rota também no esquema off-road.

Imagem: Roberta Aline/Governo do Piauí

O roteiro 

A Trilha das Emoções é feita de leste a oeste, ou seja, sentido Piauí-Maranhão, começa em Cajueiro da Praia (PI) e vai até o Delta do Parnaíba. 

O roteiro off-road percorre os principais pontos turísticos, como o Projeto Pesca Solidária e o Cajueiro-Rei, em Cajueiro da Praia; a Árvore Penteada e a Lagoa do Sobradinho, em Luís Correia; os Tabuleiros Litorâneos da lagoa do Portinho, em Parnaíba, além dos Pequenos Lençóis Piauienses, em Ilha Grande.

Árvore Penteada - Foto: Divulgação

O turista pode optar por pilotar o UTV ou contratar um guia-piloto. Quem possuir o veículo também tem acesso gratuito à trilha de forma independente e pode montar a trilha, de acordo com os dias disponíveis para a viagem.

A recomendação no entanto é que o trecho dos pequenos lençóis piauienses, que tem 20km de extensão, seja com orientação especializada para que não haja riscos de acidentes ou de rota perdida devido à mudança das dunas.

Lagoa do Sobradinho em Luís Correia - Foto: Divulgação

Os pacotes da Trilha das Emoções começarão a ser vendidos a partir de outubro e pode ser visitado durante o ano todo, inclusive no inverno. Nesta estação, apesar do clima mais ameno, o sol é presença quase diária no Nordeste.

Animais são atrações à parte 

Uma das paradas da Trilha das Emoções, o estuário Timonha e Ubatuba de Cajueiro da Praia encanta pela presença de peixes-boi, cavalos-marinho e até tartarugas. O local funciona de segunda a segunda, do nascer do sol ao pôr do sol.

No local, funciona o projeto de conservação do peixe-boi marinho e um museu, que funciona das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a segunda, com entrada é gratuita.

Pescadores fazem o passeio em barcos ao estuário e dependendo da época do ano, pode-se ver casais de peixes-bois namorando (de janeiro a junho) e mães e filhotes nadando juntos (de julho a dezembro).

Foto: Divulgação 

No estuário existe uma torre de observação para quem quiser apreciar a paisagem do alto e lá é possível observar a revoada dos guarás - que estão presentes também no Delta do Rio Parnaíba.

O preço em média dos passeios é de R$ 70 adulto e R$ 40 criança e estudante e é acertado até um dia antes com o próprio pescador.

Trilha conectada 

No site oficial da Trilha das Emoções estão todas as informações do roteiro, inclusive com opções de baixar o mapa da trilha para uso no GPS para quem fizer o passeio de forma independente. Além disso, estão disponibilizados contatos dos guias locais e das empresas habilitadas que venderão os pacotes para a trilha.

Os aventureiros que buscarem a Trilha das Emoções no Piauí terão acesso à internet durante todo o percurso. O aplicativo Piauí Destinos repassará informações de trajeto da rota, com fotos para facilitar a localização. Além disso, dá acesso à comunicação com os responsáveis pelos UTVs, em caso de imprevistos no percurso.

Foto: Divulgação



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES