Benefícios da musculação para além da estética

Especialistas explicam que a atividade ajuda no funcionamento do organismo e pode até prevenir doenças

Contração muscular do treino gera mudanças estruturais | Unsplash
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que, assim como os exercícios aeróbicos, a musculação traz inúmeros benefícios para a saúde? Muitas pessoas acreditam que essa prática está ligada somente à estética, mas isso não é verdade. "Estudos científicos vieram para consolidar o que já era observado por profissionais da área: essa atividade salva vidas, sendo um importante agente protetor e promotor de saúde", explica Naim Carlos, personal trainer especialista em emagrecimento e qualidade de vida.

A exemplo disso, uma pesquisa feita pela Universidade St George, em Granada e divulgada em 2018, mostrou que exercícios que demandam mais força são melhores para a saúde cardíaca do que atividades como correr, nadar ou andar de bicicleta. Segundo o levantamento, que analisou dados de 4.086 pessoas coletados por meio do Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição, praticar qualquer tipo de atividade física reduz de 30% a 70% as chances de doenças cardiovasculares, mas os melhores resultados aparecem entre as pessoas que preferem exercícios de força e resistência.

O especialista Naim Carlos complementa que a contração muscular do treino gera mudanças estruturais, como fortalecimento de músculos e ossos, cooperando para a prevenção da perda desses tecidos. Segundo o especialista, pesquisas demonstram que indivíduos com menos músculos estão sujeitos a um maior índice de mortalidade por doenças crônico-degenerativas e metabólicas. "Outro benefício dessa prática é a liberação de enzimas que ajudam no funcionamento do organismo, como as miocinas IL-6 e irisina", pontua Carlos.

Allan Ferreira, nutrólogo e especialista em terapia nutricional, destaca que associar atividades aeróbicas com musculação é fundamental, especialmente quando envelhecemos. "Exercícios como corrida e caminhada são essenciais para o condicionamento físico, mas insuficientes para o sistema ósseo e muscular", argumenta. "Na verdade, uma estrutura muscular fraca pode resultar em lesões durante a corrida, em especial nas articulações. Se nossos músculos não são fortes o suficiente, descarregamos a sobrecarga em ossos e articulações, provocando lesões e dores", acrescenta.

Para potencializar os efeitos do treino muscular, além de combinar esse exercício com atividades aeróbicas, é importante cuidar da alimentação, como aponta o personal trainer Naim Carlos. "Quem pratica musculação só tem a ganhar, principalmente quando ela é associada a um bom treino aeróbico (importante marcador de saúde e prevenção de doenças cardiovasculares) e uma alimentação saudável, podendo comer de tudo, mas sem exageros", conclui.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES