Bento XVI estava “esgotado há muito tempo”, revela biógrafo

Segundo o escritor, o Papa já demonstrava sinais de cansaço

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O biógrafo do papa Bento XVI e autor do livro-entrevista Luz do Mundo, o alemão Peter Seewald, afirmou, em depoimento publicado neste sábado, que Joseph Ratzinger estava "esgotado há muito tempo", e negou que a renúncia tenha a ver com o chamado "escândalo Vatileaks".

Segundo revelou o jornalista, há cerca de 10 semanas, Bento XVI havia dito "não se pode esperar muito mais de mim". Em entrevista ao jornal alemão Focus, Seewald admitiu ter se reunido repetidas vezes com o Papa, no Vaticano, nos últimos meses.

O último desses encontros, Ratzinger respondeu à pergunta do biógrafo sobre o que poderia se esperar de seu pontificado. A resposta, para ele foi reveladora. "Sou um homem idoso, as forças me abandonam. Acho que basta o que fiz até agora".

Seewald afirmou que nunca havia visto Bento XVI tão esgotado e complementa explicando que seu terceiro livro, sobre Jesus Cristo, foi concluído "com suas últimas forças".

Sobre o caso do "Vatileaks", em alusão ao vazamento de informações de seu mordomo, Seewald afirma que a renúncia, marcada para dia 28 de fevereiro, não tem relação, apesar de admitir que a traição causou "grande decepção" ao Pontífice.

O escritor explica em diversas conversas ficou claro para ele que, o Papa considera que na investigação do assunto deve ser "preservada a independência da Justiça", e que Bento XVI não pretendia atuar na questão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES