Biblioteca para totalmente por conta de manifestação na UFPI

A greve dos trabalhadores técnicos administrativos da UFPI

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A greve dos trabalhadores técnicos administrativos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) já chega no 10º dia, sem grandes expectativas por parte dos funcionários. Devido a falta de negociação, o Sindicato dos Trabalhadores da Ufpi, através do Comando Local de Greve, decidiu durante toda a quinta-feira, 11, paralisar totalmente as atividades da Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castelo Branco, da instituição.

Dentre as reivindicações da categoria, há as 30h de serviços contínuo; remoção dos trabalhadores; contra o ponto eletrônico no Hospital Veterinário Universitário; política de capacitação e qualificação para os Técnicos Administrativos em Educação; fim do assédio moral e desvios de função, dentre outras.

A biblioteca central da Ufpi, que atende estudantes, professores e a comunidade em geral, foi cenário de mobilização e reivindicação de direitos, com exibição de faixas e cartazes, os trabalhadores tentam sensibilizar tanto a reitoria quanto o governo federal, para soluções imediatas.

De acordo com Daniel Rocha, técnico administrativo da Ufpi de Parnaíba, dentre as pautas, está a recomposição da inflação no salário dos funcionários. “Uma das pautas, que é unificada com os demais servidores públicos federais, é a recomposição da inflação no salário desde 2011, que dá hoje 7,5% de reajuste, isso só para recompor a inflação, sem nenhum aumento salarial. O que acontece é que está aumentando a inflação e os nossos salários estão congelados”, explica.

O funcionário destaca, também, que a reitoria tem feito os funcionários terceirizados desviarem funções na ausência dos titulares, por conta da greve. “O que vem acontecendo também é que, por falta de diálogo, o que está acontecendo é que os terceirizados estão sendo obrigados a assumir nossos trabalhos. E a gente também reclama essa situação, não vamos deixar que a terceirização invada os espaços de trabalho”, pontua.

Sobre a terceirização, Juliane Teixeira, funcionária da Ufpi, afirma que o movimento grevista não é contra a terceirização, mas, sim, contra as condições precárias dos trabalhadores.

“Nós fazemos um debate totalmente contra a terceirização. A gente acha que isso enfraquece a universidade. Até porque os próprios terceirizados têm condições ainda mais precárias do que a nossa. Com a greve, o trabalhador terceirizado fica pressionado a assumir nosso lugar, senão ele é demitido. A gente não é contra o trabalhador terceirizado, mas, sim, em defesa do trabalhador que é explorado”, esclarece.

Paralisação da biblioteca deixa alunos insatisfeitos

Muitos alunos têm se mostrado compreensíveis ao movimento grevista, no entanto, devido a privação de acesso ao acervo da biblioteca, os alunos têm se mostrado insatisfeitos. Dentre eles, está o estudante da Ufpi, Lucas Barbosa, que acredita que a manifestação para lutar por direitos é necessária, no entanto, não tem como os estudantes da instituição não passarem por essa situação ilesos.

“Apesar de a paralisação ser válida, por reivindicar mais direitos para os servidores, acaba prejudicando os alunos também, que precisam ter acesso constante ao local como fonte de pesquisa para trabalhos, artigos e tudo. Porque o acervo é muito grande e a nossa necessidade de leituras também e, de repente, quando isso para, existe todo um transtorno”, afirma o estudante.

Segundo a assessoria do Sindicato dos Trabalhadores da Ufpi (Sintufpi), a paralisação total da biblioteca ocorreu apenas na quinta-feira, 11, e explica que o acesso à biblioteca foi suspenso para estudo, devolução de livros e novos empréstimos, mas garante que amanhã as atividades serão normalizadas e que os estudantes que não realizaram a devolução do livro não pagarão multa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES