No dia 7 de setembro de 1822, às margens do rio Ipiranga, Dom Pedro I proclamou o grito da independência do Brasil, acontecimento que deu início ao importante processo de separação de Portugal. A data convida para a reflexão sobre a história e reafirmação do compromisso do país com a liberdade.

No ano de celebração do Bicentenário da Independência Brasileira, a TV Meio Norte irá comemorar a data com um especial inspirado na memória e na cultura de duas nações “irmãs”. Na próxima quarta-feira (7), a emissora vai mostrar em três exibições todas as reportagens do projeto "200 Anos - Bicentenário da Independência”, conteúdo pioneiro no Brasil que conta a história das cidades homônimas do Piauí e Portugal. A primeira exibição será às 08h30, a segunda às 15h30 e a terceira às 20h. 

Emissora vai mostrar em três exibições todas as reportagens do projeto - Foto: DivulgaçãoEmissora vai mostrar em três exibições todas as reportagens do projeto - Foto: Divulgação

Diretamente do Museu do Piauí, espaço de acervo histórico situado em Teresina, a jornalista Cinthia Lages apresenta o trabalho que explorou as características das charmosas vilas e cidades de Amarante, Batalha, Marvão (primeiro nome da cidade de Castelo do Piauí), Campo Maior, Juromenha, Oeiras, Porto, Nazaré e Valença.

“A ideia é mostrar aos telespectadores um resumo do que foi a nossa jornada em Portugal. A gente saiu com a missão de visitar nove cidades, percorrendo de norte a sul de Portugal para mostrar essa integração com o Piauí, abordando o aspecto das características de algumas dessas cidades e os motivos pelos quais elas acabaram inspirando os nomes de localidades no Piauí”, explicou Cinthia Lages.

O “200 anos - Bicentenário da Independência'', da TV Meio Norte, é o maior projeto de telejornalismo feito sobre as relações entre cidades piauienses e portuguesas. Cinthia Lages e o cinegrafista Danilo Romero traçaram um caminho repleto de belezas, culturas, descobertas e também de lições sobre a preservação da história.

Acesso o QrCode para ter acesso ao conteúdo no YouTubeAcesso o QrCode para ter acesso ao conteúdo no YouTubeUma das cidades que serão apresentadas no Bicentenário da Independência é Campo Maior, uma vila situada ao Sul de Portugal com aproximadamente 8 mil habitantes. A equipe do GMNC vai entrar no local que nasceu da vontade de três famílias camponesas que resolveram formar uma comunidade na fronteira com a Espanha.

Bicentenário da Independência terá três exibições em especial na Meio NorteBicentenário da Independência terá três exibições em especial na Meio NorteNo Piauí, Campo Maior é uma cidade conhecida pela culinária, festas populares e por um episódio importante da história do Brasil: a Batalha do Jenipapo. Situada a 90 quilômetros ao Norte de Teresina, foi um dos primeiros povoamentos reconhecidos pela Coroa Portuguesa na então província do Piauí.