Bicentenário da Independência terá três exibições em especial na Meio Norte

Na próxima quarta-feira (7), a emissora vai mostrar em três exibições todas as reportagens do projeto “200 Anos - Bicentenário da Independência”.

Reprodução | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No dia 7 de setembro de 1822, às margens do rio Ipiranga, Dom Pedro I proclamou o grito da independência do Brasil, acontecimento que deu início ao importante processo de separação de Portugal. A data convida para a reflexão sobre a história e reafirmação do compromisso do país com a liberdade.

No ano de celebração do Bicentenário da Independência Brasileira, a TV Meio Norte irá comemorar a data com um especial inspirado na memória e na cultura de duas nações “irmãs”. Na próxima quarta-feira (7), a emissora vai mostrar em três exibições todas as reportagens do projeto "200 Anos - Bicentenário da Independência”, conteúdo pioneiro no Brasil que conta a história das cidades homônimas do Piauí e Portugal. A primeira exibição será às 08h30, a segunda às 15h30 e a terceira às 20h. 

Emissora vai mostrar em três exibições todas as reportagens do projeto - Foto: Divulgação

Diretamente do Museu do Piauí, espaço de acervo histórico situado em Teresina, a jornalista Cinthia Lages apresenta o trabalho que explorou as características das charmosas vilas e cidades de Amarante, Batalha, Marvão (primeiro nome da cidade de Castelo do Piauí), Campo Maior, Juromenha, Oeiras, Porto, Nazaré e Valença.

“A ideia é mostrar aos telespectadores um resumo do que foi a nossa jornada em Portugal. A gente saiu com a missão de visitar nove cidades, percorrendo de norte a sul de Portugal para mostrar essa integração com o Piauí, abordando o aspecto das características de algumas dessas cidades e os motivos pelos quais elas acabaram inspirando os nomes de localidades no Piauí”, explicou Cinthia Lages.

O “200 anos - Bicentenário da Independência'', da TV Meio Norte, é o maior projeto de telejornalismo feito sobre as relações entre cidades piauienses e portuguesas. Cinthia Lages e o cinegrafista Danilo Romero traçaram um caminho repleto de belezas, culturas, descobertas e também de lições sobre a preservação da história.

Acesso o QrCode para ter acesso ao conteúdo no YouTubeUma das cidades que serão apresentadas no Bicentenário da Independência é Campo Maior, uma vila situada ao Sul de Portugal com aproximadamente 8 mil habitantes. A equipe do GMNC vai entrar no local que nasceu da vontade de três famílias camponesas que resolveram formar uma comunidade na fronteira com a Espanha.

Bicentenário da Independência terá três exibições em especial na Meio NorteNo Piauí, Campo Maior é uma cidade conhecida pela culinária, festas populares e por um episódio importante da história do Brasil: a Batalha do Jenipapo. Situada a 90 quilômetros ao Norte de Teresina, foi um dos primeiros povoamentos reconhecidos pela Coroa Portuguesa na então província do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES