mais

Biden diz que novo ataque em Cabul é provável nas próximas 24 a 36 horas

Em comunicado, presidente americando disse ainda que o bombardeio americano que matou dois membros do grupo Estado Islâmico "não será o último".

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, alertou neste sábado (28) que um novo ataque ao aeroporto de Cabul é "muito provável" nas "próximas 24 a 36 horas" e que o bombardeio americano que matou dois membros do grupo Estado Islâmico "não será o último"

"A situação no local continua extremamente perigosa e a ameaça de um ataque terrorista no aeroporto continua alta", escreveu o presidente em um comunicado após se reunir com seus conselheiros militares e de segurança.

Ataque com drones

Dois dirigentes do Estado Islâmico-Khorasan, o braço do Estado Islâmico no Afeganistão, foram mortos nos ataques de drone feitos pelos Estados Unidos no sábado (28). Além desses dois, um terceiro dirigente ao grupo terrorista ficou ferido. Segundo os militares dos EUA, os três estiveram envolvidos no planejamento e execução do atentado suicida do lado de fora do aeroporto de Cabul, na quinta-feira.

Pode ser que haja novas operações, de acordo com as agências de notícias. Os bombardeios com drones foram executados na província de Nangarhar, uma região montanhosa do Afeganistão.

Foi uma retaliação, pois menos de 48 horas antes houve um ataque suicida que matou 169 afegãos e 13 militares americanos no aeroporto de Cabul. Esse atentado foi reivindicado pelo Estado Islâmico-Khorasan. No Afeganistão, esse grupo e o Talibã são inimigos.

Presidente dos EUA. Joe Biden fala sobre atentado em Cabul Presidente dos EUA. Joe Biden fala sobre atentado em Cabul 

Retirada de estrangeiros e afegãos

Cerca de 110 mil pessoas foram retiradas do Afeganistão desde o dia 14 de agosto. O Talibã tomou o poder no país no dia 15 de agosto. Ainda há alguns dias para tirar mais gente do país: os Estados Unidos e o Talibã negociaram que a retirada plena aconteceria no dia 31 de agosto. Cada país organizou um esquema para a retirada de pessoas do país,

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail