Biden impõe novas sanções e proíbe compra de vodca e caviar da Rússia

G7 também devem tomar medidas similares para restringir o comércio com a Rússia.

Biden reverá status comercial com a Rússia | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Rafael Balago

WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) 

O governo dos EUA anunciou nesta sexta (11) mais uma rodada de punições econômicas à Rússia pela invasão da Ucrânia, incluindo a proibição da importação de produtos como vodca e caviar.

Leia Mais

O presidente Joe Biden também defendeu que a Rússia perca o status de parceiro comercial dos EUA. Com isso, as relações comerciais deixariam de ser consideradas como "normais e permanentes". Na prática, a medida abre espaço para a aplicação de restrições e tarifas.

Biden faz novas sanções e rever status comercial com a Rússia (Foto: Reprodução)Se o isolamento for levado ao extremo, a Rússia passaria a ser tratada pelo comércio exterior americano da forma que Cuba e Coreia do Norte. A medida, no entanto, precisa de aval do Congresso.

Países europeus que integram o G7 também devem tomar medidas similares para restringir o comércio com a Rússia. "O mundo livre está vindo junto para confrontar Putin", disse Biden, ao anunciar as novas medidas.

Nesta sexta, Biden assinou uma ordem executiva que veta a importação, pelos EUA, de peixes, frutos do mar e produtos correlatos, de bebidas alcoólicas e diamantes não industriais. Isso inclui produtos que são símbolos da Rússia, como vodca e caviar.

EUA veta importações para Rússia (Foto: Divulgação)

O comércio dos itens banidos agora movimentou cerca de US$ 550 milhões ano passado. O valor é simbólico, pois o comércio entre EUA e Rússia movimenta em torno de US$ 700 bilhões por ano.

A ordem determina também que os Estados Unidos deixem de exportar para a Rússia mercadorias de luxo, e também veta novos investimentos americanos na economia da Rússia. Os detalhes das medidas no entanto, ainda serão detalhados.

Nas últimas semanas, o governo americano anunciou uma série de medidas duras contra a economia da Rússia, que fizeram com que o valor do rublo desabasse e que várias multinacionais deixassem de atuar no país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES