Blocos de rua trazem irreverência e prometem animar Carnaval

Os foliões de rua com os tradicionais blocos já começam a preparar uma programação animada

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Este ano, o Carnaval será em março, mas os primeiros tamborins começam a esquentar e anunciam os bloquinhos de Carnaval de rua em Teresina. São eles que levam animação nos bairros. Porém, como o que não nos falta é ansiedade - e um punhado de glitter, já é visível perceber e acompanhar em janeiro a movimentação de blocos e grupos pela cidade.

Os foliões de rua com os tradicionais blocos já começam a preparar uma programação animada com prévias, os abre-alas, que dão o ritmo para a Folia de Momo. Se o assunto é samba de enredo, o bloco Vaca Atolada é sempre um dos mais aguardados desta época. A agremiação, fundada em 1993 com sede no bairro Matinha, zona Norte, irá neste ano trazer surpresa.

Crédito: José Alves Filho

“O bloco surgiu da aglomeração das pessoas seguindo um pequeno trio pelas ruas e todo ano repetimos a brincadeira”, explica o presidente do Bloco Vaca Atolada, Daniel Borges. No começo, o bloco mudou de nome até chegar à referência que leva hoje. “Eu morei em Brasília e lá é comum o prato vaca atolada. Minha irmã fez uma fantasia para eu me vestir de vaca e foi um sucesso na rua e desde então o bloco é o maior sucesso”.

O enredo deste ano vai abordar uma surpresa que Valdo Alves, presidente da Associação do Carnaval das Multidões de Teresina (ABCP), não revela. “Sempre temos uma marcha nova para arrastar as multidões. Tanto a música como a roupa da vaca serão surpresas”, conta.

Muitos dos blocos não aderiram às tradicionais vendas de camisas, o que priorizou-se este ano foi prezar pela fantasia dos carnavais tradicionais.

Pinto da Morada

O Bloco Pinto da Morada, do bairro Morada do Sol, na zona Leste, está com quase tudo pronto para animar os foliões. Sim, quase. O presidente, Alexandre Sá, fez o bloquinho chegar com tudo e levou mais de 5.000 integrantes no ano passado.

“Eu ajudei a fundar o ‘Pinto da Madrugada' e dois anos e meio depois saí e fundei o Pinto da Morada. Queremos crescer os blocos de rua nos bairros e é isso que a gente luta. Nosso bloco é aberto”, apontou Alexandre.

Bloco Paçoca

"O Bloco Paçoca anima o Carnaval de rua da zona Sul com 25 anos de tradição. Levaremos uma charanga e bandas para fechar o Carnaval", adianta a presidente, Adriana Smith, assinando toda a identidade visual do bloco que percorre o bairro Saci, na Zona Sul.

“Este ano queremos fazer o melhor Carnaval de todos os tempos. Teresina tem o Carnaval das multidões”, é o que garante o presidente da Associação do Carnaval das Multidões de Teresina (ABCP), Valdo Alves. Segundo a associação, 22 blocos estão filiados, mas somente 12 estarão nas ruas. “Os blocos que animarão as ruas são os mais antigos, já os outros, trabalharemos com eles no próximo Carnaval”.

No ritmo da festa

Antes mesmo do Corso, Teresina já começará a respirar Carnaval. Isso porque no próximo dia 1º de fevereiro acontece a escolha e coroação das Majestades de Teresina. 

No dia 9 de fevereiro acontece a abertura oficial do Carnaval, na Ponte Estaiada, e o lançamento da ABCP com todos os blocos filiados. A festa é gratuita. “O reforço será na segurança, além disso, bebidas em garrafas não entram e comerciantes não cadastrados também. Estamos elaborando o Carnaval há 4 meses e investindo nessa festa”, assegura o presidente. 

Já no dia 15 de fevereiro será realizada a 8ª edição do tradicional Festival de Marchinhas. no Palácio da Música, Rua Santa Luzia, 1241, Centro/Sul.

A programação do Carnaval de Teresina será de 01 a 06 de março. A Banda Bandida abre o Carnaval na sexta-feira (01) com concentração no centro de Teresina. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES