Boa Esperança abre comportas e nível do rio Parnaíba aumenta

Abertura costuma acontecer todo ano durante o B-R-O bró.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) abriu  as comportas da Barragem de Boa Esperança, localizada no município de Guadalupe, provocando o aumento do nível das águas do Rio Parnaíba, em Teresina. A abertura ocorreu na semana passada e está causando transtornos para comerciantes donos de barracas que ficam na coroas. 

De acordo com informações da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, a capacidade da Barragem de Boa Esperança é 65,73% do volume útil, o que permite a abertura que é uma medida de prevenção, já que no próximo mês de novembro o reservatório começa a receber mais água no período que inicia as chuvas.

A abertura costuma acontecer todos os anos durante o B-R-O bró. Para os proprietários de barracas, alagadas pelo grande volume de água, o que resta agora é aguardar até que o nível do rio baixe. 

O aproveitamento hidrelétrico de Boa Esperança, que foi implantado pela COHEBE a partir de 1968 e posteriormente transferido para a CHESF, está localizado no município de Guadalupe, estado do Piauí, a aproximadamente 80 km a montante da cidade de Floriano/PI.

O Aproveitamento de Boa Esperança tem uma área de drenagem de 87.500 km2, e está instalado no rio Parnaíba, cuja bacia hidrográfica tem uma área da ordem de 300.000 km2, com extensão de 1.716 km da sua nascente na Chapada da Tabatinga até o Atlântico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES