Bolsa Família de 47 mil famílias podem ser cancelado em Teresina

A suspensão pode ocorrer devido família não atualizar dados

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina possui atualmente 69.852 famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, e 53.083 delas estão no perfil de acompanhamento de condicionalidades de saúde e educação, e apenas 5.246 realizaram o acompanhamento. O que se configura que mais de 47 mil famílias beneficiárias do programa podem ter o benefício suspenso devido os dados não estarem atualizados.

Para continuar recebendo o benefício as famílias assumem compromissos nas áreas de educação e saúde que, se atualizados os dados, possibilitam que o poder público construa diagnósticos sociais sobre indivíduos, famílias e territórios, além de executar ações afetivas.

“Na área da educação, crianças e adolescentes entre seis e 15 anos devem estar regularmente matriculadas em instituição de ensino com frequência escolar mensal mínima de 85% da carga horária. Já os estudantes entre 16 e 17 anos devem ter frequência de, no mínimo, 75%”, explicou a coordenadora das Condicionalidades do Programa Bolsa Família, da Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Jovina Sérvulo.

Outro compromisso assumido pelas famílias, na área de saúde, é o acompanhamento do cartão de vacinação e o crescimento e desenvolvimento das crianças menores de sete anos. As mulheres na faixa de 14 a 44 anos, também, devem fazer o acompanhamento e, se gestantes ou nutrizes (lactantes), devem realizar o pré-natal e o acompanhamento da sua saúde e do bebê.

O acompanhamento das famílias segue o calendário anual definido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS). De acordo com as informações do calendário, as famílias com perfil de saúde devem buscar o acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde do seu território a cada seis meses.

Caso as famílias não cumpram os compromissos elas podem ter o benefício bloqueado ou até mesmo cancelado. “No nosso município no âmbito da educação apresentamos altos índices de acompanhamento, agora no âmbito da saúde é preciso que os beneficiários, principalmente as mulheres de 14 a 44 anos, se conscientizem que, de seis em seis meses, essa atualização deve ser realizada para que o seu benefício não seja bloqueado”, esclarece.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES