Bolsa Família vai se chamar Renda Brasil e deverá incluir informais

Em reunião, ministro da Economia cita programa 'Renda Brasil'

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse na segunda-feira (08), em reunião com líderes de partidos, que o governo deve incluir os beneficiários do auxílio emergencial em um novo programa do Bolsa Família. As informações são do O Globo.

Segundo deputados, o projeto social seria rebatizado de "Renda Brasil", para incluir trabalhadores informais. A iniciativa ainda está sendo formulada pelo governo. Valores sobre o benefício e custo para o Orçamento não foram detalhados pelo ministro.

Guedes disse, segundo deputados, que há pessoas em faixa de renda intermediária no Brasil que nenhum governo havia identificado e cadastrado. O ministro fez um breve histórico do Bolsa Família, programa voltado para a extrema pobreza, e argumentou ser necessária uma reformulação.

A faixa que não vive na miséria, mas "não tem uma condição boa" poderia ser atendida pelo programa. Isso estimularia essas pessoas a progredir e a ter uma colocação melhor no mercado de trabalho. O benefício seria a complementação da renda desses trabalhadores.

Ainda de acordo com deputados ouvidos pelo GLOBO, Guedes estava otimista. Ele afirmou que o Brasil "está superando" a crise do desemprego de forma melhor do que os Estados Unidos. Ele citou números e ressaltou, no entanto, que sua conclusão só pode ser feita se houver uma análise "proporcional".

A reunião foi marcada pelo líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL-GO). Participaram líderes de partidos do centrão, como PP, PL, PSD e Republicanos, além dos ministros Braga Netto (Casa Civil) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo).

Apesar de servir para orientar a nova "base do governo", também estavam presentes líderes de partidos que se dizem "independentes", como DEM, MDB e Podemos.

Ministros e parlamentares escutaram ainda a defesa de Guedes a projetos prioritários do governo, como Medidas Provisórias que devem ser votadas pelo Congresso. Guedes falou sobre o cenário da retomada na economia e a necessidade de investimentos em infraestrutura. Admitiu que a pandemia pegou o governo de surpresa.

Durante duas horas, além de falar, Guedes ouviu perguntas de parlamentares sobre projetos em tramitação no Congresso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES