Bolsonaro anuncia Salim Mattar para Secretaria de Privatizações

Anúncio foi feito pela assessoria de Paulo Guedes.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A assessoria de Paulo Guedes, futuro ministro da Economia, anunciou nesta sexta-feira (23) a indicação de Salim Mattar para chefiar a Secretaria Geral de Desestatização no próximo mandato, que começa em janeiro do ano que vem. A secretaria ficará responsável pelas privatizações que serão realizadas pelo novo governo.

Formado em administração de empresas e conselheiro do Instituto Millenium, de orientação liberal, Mattar será responsável por comandar uma área considerada estratégica pela futura equipe econômica. Ele é diretor-geral de uma empresa de locação de carros e entusiasta da redução do tamanho do Estado.

O ministro da Economia na gestão Bolsonaro, Paulo Guedes, tem informado que pretende levar adiante uma série de privatizações para reduzir a dívida pública e, com isso, diminuir o volume de juros pagos pelo governo e, também, aumentar a confiança do mercado financeiro na economia.

Privatizações

No programa de governo do presidente eleito Jair Bolsonaro, divulgado durante sua campanha, consta o projeto de “desmobilizar ativos públicos” (vender) para “resgatar” (abater) parte da dívida pública.

"Estimamos reduzir em 20% o volume da dívida por meio de privatizações, concessões, venda de propriedades imobiliárias da União e devolução de recursos em instituições financeiras oficiais que hoje são utilizados sem um benefício claro à população brasileira. Algumas estatais serão extintas, outras privatizadas e, em sua minoria, pelo caráter estratégico, serão preservadas", informa o documento.

O programa de governo do PSL diz ainda que muitas empresas estatais "estiveram envolvidas em uma série de escândalos sobre desvios de recursos e ingerência política".

"O debate sobre privatização, mais do que uma questão ideológica, visa a eficiência econômica, bem-estar e distribuição de renda. Temos que ter respeito com os pagadores de impostos", diz o texto.

No começo de outubro, em entrevista à Rede TV, Bolsonaro falou que quer o "Estado necessário".

"O PT criou aproximadamente 50 estatais. Quase todas elas serão privatizadas ou extintas. Mas temos que ter responsabilidade nas demais privatizações. Tem lá servidores e tem lá a função social das estatais", disse ele.

Na mesma entrevista, afirmou que não vê "com bons olhos" privatizar a geração de energia no Brasil, ao contrário do governo do presidente Michel Temer, que propôs a privatização da Eletrobras. Paulo Guedes se disse favorável à privatização somente das distribuidoras da Eletrobras.

Bolsonaro afirmou que, se a Eletrobras for vendida para o "capital chinês", não haveria privatização da empresa, mas "estatização" para a China.

"As questões de Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco do Nordeste, entre outros, a mesma coisa [que a Eletrobras]. Agora, temos muitas estatais que se pode realmente privatizar, são até lucrativas, mas temos que ter um modelo adequado, como por exemplo, o que foi feito com a Embraer no passado, a "golden share" [ação que garante poder de veto ao governo]", disse Bolsonaro naquele momento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES