Bolsonaro faz estreia em Davos; relembre participações de ex-presidentes no Fórum Econômico

Presidente viaja neste domingo para a Suíça, onde participará do tradicional encontro de líderes políticos e investidores. Temer, Dilma, Lula e Fernando Henrique estiveram em Davos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na primeira viagem internacional como presidente da República, Jair Bolsonaro estreará no Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça).

O presidente embarca na noite deste domingo (20) para participar do tradicional encontro, que reúne todos os anos lideranças mundiais, políticos, banqueiros e investidores.

No fórum, criado em 1971, os líderes mundiais discutirão a construção de uma agenda econômica global, regional e industrial comum. O encontro deste ano tem como tema a "Globalização 4.0: Moldando uma arquitetura global na era da quarta revolução industrial".

Foto: Evaristo Sá/AFP

Bolsonaro ficará em Davos até quinta-feira (24), quando retornará ao Brasil. Ele discursará na terça-feira (22), na sessão plenária do fórum, momento em que autoridades de diversos países e investidores ficarão atentos à fala do novo presidente do Brasil.

Bolsonaro fará uma defesa da democracia e da aprovação das reformas. O presidente também destacará que o país está aberto a investimentos privados. Bolsonaro terá encontros com investidores e com chefes de Estado ou governo.

Também estará na pauta da passagem de Bolsonaro por Davos a discussão de formas para solucionar a crise na Venezuela, com a posse de Nicolás Maduro para um novo mandato presidencial diante de protestos de parte da comunidade internacional.

Ex-presidentes em Davos

Com a viagem deste domingo, Bolsonaro entrará na relação de presidentes do Brasil que passaram pelo Fórum Econômico Mundial.

Leia abaixo um resumo das participações de Michel Temer, Dilma Rousseff, Lula e Fernando Henrique em Davos.

Foto: Denis Balibouse/Reuters

Temer – 2018

Michel Temer foi o último presidente brasileiro a participar do encontro. Ele compareceu à edição do fórum em 2018, quebrando uma sequência de três anos sem a presença da principal autoridade do país.

No discurso, Temer ressaltou a queda de indicadores econômicos, como inflação e taxa de juros, mas focou o discurso na reforma da Previdência, que o governo buscava aprovar à época e depois desistiu.

"Nosso próximo passo é consertar a Previdência Social, tarefa para qual nós estamos muito empenhados. Cada vez mais, o povo brasileiro percebe que o sistema atual é injusto e insustentável. Portanto, nós vamos batalhar dia e noite pelo voto no Congresso Nacional para aprovar a proposta que ali está", afirmou.

Foto: Denis Balibouse/Reuters

Dilma – 2014

Dilma Rousseff foi a Davos uma única vez, em 2014. A presidente afirmou que era "apressada" a tese de que países emergentes perderiam o dinamismo com o fim da crise financeira mundial, em razão da "capacidade de investimento e de ampliação do consumo" destas nações.

Dilma ainda disse que a estabilidade da moeda era um "valor central" do Brasil e reforçou o compromisso com o controle da inflação.

"Ainda que as economias desenvolvidas mostrem claros sinais de recuperação, as emergentes continuarão a desempenhar papel estratégico. [...] É apressada a tese de que após a crise as economias emergentes serão menos dinâmicas. Lá estão grandes oportunidades", disse.

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Lula – 2003, 2005 e 2007

  • 2003 - A exemplo de Bolsonaro, Lula estreou em Davos no primeiro mês do mandato. O então presidente participou da edição de 2003 do fórum, quando pediu um pacto pela paz e contra a fome. Na oportunidade, Lula propôs a criação de um fundo internacional para combater à miséria e a fome nos países de Terceiro Mundo, financiado por recursos de países mais ricos. “Proponho a formação de um fundo internacional para o combate à miséria e à fome nos países do Terceiro Mundo, constituído pelos países do G-7 e estimulado pelos grandes investidores internacionais. Isso porque é longo o caminho para a construção de um mundo mais justo e a fome não pode esperar”.
  • 2005 - Ainda no primeiro mandato, Lula esteve pela segunda vez em Davos. O presidente defendeu maior participação do Brasil e de outros países na Organização das Nações Unidas (ONU). Lula defendeu a presença do Brasil no Conselho de Segurança da instituição. O presidente também apresentou um balanço das realizações de seu governo, com destaque para ações de combate à fome. Para Lula, era possível aliar compromisso fiscal com política social. "Tomamos a decisão de permitir que o Brasil possa crescer por 10, 15 ou 20 anos sem que faça nenhuma aventura. Estamos provando que é possível ter uma forte política fiscal e ao mesmo tempo uma forte política social. O Brasil não jogará fora essa oportunidade que o momento histórico e político lhe deu", disse.
  • 2007 - Na terceira e última passagem por Davos, já no segundo mandato de presidente, Lula apresentou as conquistas sociais do primeiro mandato presidencial e disse que os líderes sul-americanos deveriam parar de viajar o mundo "chorando a miséria" do continente. O presidente ainda falou que o Brasil avançaria nos investimentos em infraestrutura para criar condições de crescimento econômico e convidou empresários a visitarem o país. "O Brasil não pode esperar. Como diz o bom jogador de futebol, 'ou vai ou racha'. Não há nenhuma razão para o Brasil não crescer, afirmou.

Foto:  Patrick Aviolat/Keystone via AFP/Arquivo

Fernando Henrique – 1998

Fernando Henrique esteve uma vez em Davos, na edição de 1998, ainda no primeiro mandato. O presidente rebateu críticas que citavam o Brasil entre os países vulneráveis à crise em curso na Ásia na época.

Fernando Henrique chamou os críticos de “palpiteiros” e rebateu previsões que considerou “pessimistas” sobre a economia brasileira. Ele ainda citou que o país incentivava o investimento privado na infraestrutura.

"Sempre existem palpiteiros. Se observarmos o que foi dito sobre a Ásia meses atrás, vê-se que são informações de gente que não vive nos países. Não são assim para serem levadas ao pé da letra. Às vezes há até interesses nessas informações", afirmou à época.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES