Bolsonaro pede “socorro” a Israel e material contra o coronavírus

Presidente pediu ao governo de Benjamin Netanyahu envie “materiais de combate” ao coronavírus ao país, pela crise da falta de cilindros de oxigênio no Amazonas.

Jair Bolsonaro, em live à Rádio Jovem Pan sobre pedido- Reprodução YouTube | Jair Bolsonaro, em live à Rádio Jovem Pan sobre pedido- Reprodução YouTube
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta 6ª feira (15.jan.2021) que solicitou ajuda ao embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, para que o governo de Benjamin Netanyahu envie “materiais de combate” ao coronavírus ao país, pela crise da falta de cilindros de oxigênio no Amazonas. Com informações do Poder360

Em entrevista à rádio Jovem Pan, o mandatário falou sobre a solicitação: ” [Pedi] para ele [Yossi Shelley] socorro né, e material emergencial para o combate ao covid, como por exemplos cilindros, que temos dificuldades no tocante a isso”.

Jair Bolsonaro, em live à Rádio Jovem Pan sobre pedido- Reprodução YouTube

É o 2º pedido de ajuda do governo federal a outro país após a capital amazonense ter falta de cilindros de oxigênio. Nesta 5ª feira (14.jan.2021) a administração recorreu à Embaixada dos Estados Unidos em busca de ajuda para levar cilindros de oxigênio ao Estado do Amazonas. A embaixada diz que recebeu o pedido e que “está em contato com as autoridades brasileiras”.

Durante a entrevista, Bolsonaro foi indagado se uma medida de lockdown em Manaus poderia ter evitado a situação no município. Ele afirmou que gostaria de “poder estar ativamente participando” foi “proibido” pelo Supremo Tribunal Federal em abril de 2020 de atuar em ações durante a, que segundo ele “passaram a ser de responsabilidade exclusiva de governadores e prefeitos”.

Decisão do STF (íntegra – 190 kb), em 15.abr.2020, garantiu autonomia a prefeitos e governadores para determinarem medidas para o enfrentamento ao coronavírus, reconhecendo a competência concorrente de estados, DF, municípios e União.

A liminar foi uma resposta do Supremo à uma ação apresentada pelo PDT contra vários dispositivos da Medida Provisória 926 de 2020, que atribuía à Presidência da República a centralização das prerrogativas de isolamento, quarentena, interdição de locomoção e de serviços públicos e atividades essenciais durante a pandemia.

Em relação à atuação federal no Amazonas, o principal argumento de Bolsonaro é o de que foram transferidos recursos suficientes para o Estado e os seus municípios durante o surto da doença. O governo do Estado, porém, diz que apenas 6% dos repasses feitos em 2020 foram destinados ao combate à pandemia de covid-19.

ATUAÇÃO DE PAZUELLO

Nesta 6ª feira, o presidente disse em entrevista à Band que nenhum governo diferente do dele conduziria melhor o combate à pandemia. “Ninguém faria melhor, com todo respeito, do que o que o meu governo está fazendo”. Segundo o mandatário, o ministro Eduardo Pazuello (Saúde) está fazendo um “trabalho excepcional”. Indagado sobre alguma chance de demissão do ministro, Bolsonaro negou qualquer possibilidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES