Bom Jesus sedia o 7° Fórum de Desenvolvimento

Bom Jesus sedia o 7° Fórum de Desenvolvimento

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cidade de Bom Jesus recebe, nesta sexta-feira (21) e s?bado (22), participantes do 7? F?rum de Desenvolvimento do Territ?rio Chapada das Mangabeiras. No evento, que est? sendo realizado na Associa??o Atl?tica Banco do Brasil (AABB), ser?o definidas as a?es priorit?rias do Governo do Estado para serem executadas no per?odo de 2008 a 2011. Al?m de Bom Jesus, j? sediaram o encontro Floriano, Valen?a, Campo Maior, Parna?ba, Picos e Uru?u?.

Integram o Territ?rio Chapada das Mangabeiras os seguintes munic?pios: Bom Jesus, Col?nia do Gurgu?ia, Eliseu Martins, Manoel Em?dio, Alvorada do Gurgu?ia, Cristino Castro, Currais, Palmeira do Piau?, Santa Luz, Reden??o do Gurgu?ia, Avelino Lopes, Curimat?, J?lio Borges, Morro Cabe?a no Tempo, Parnagu?, Santa Filomena, Barreiras do Piau?, Gilbu?s, Monte Alegre, S?o Gon?alo do Gurgu?ia, Corrente, Cristal?ndia, Riacho Frio e Sebasti?o Barros.

Durante a abertura dos trabalhos t?cnicos, na manh? desta sexta-feira, estiveram presentes representantes de governo, dos diversos munic?pios que integram o territ?rio e da sociedade civil. Dos trabalhos participaram o secret?rio do Planejamento, S?rgio Miranda; superintendente de Representa??o do Piau? em Bras?lia, Roberto John; vice-prefeito de Bom Jesus, F?bio Novo; diretor do Programa de Moderniza??o da Secretaria da Administra??o, Raimundo Pereira; presidente da C?mara Municipal de Bom Jesus, vereador Ramon Lozada; dentre outros.

F?bio Novo destacou a import?ncia do evento na cidade reunindo os munic?pios do Territ?rio das Mangabeiras para definir as a?es priorit?rias do governo. "? assim que se constroem pol?ticas de desenvolvimento, atrav?s de consultas ? popula??o, que ? quem vive na regi?o e pode dizer o que ? mais importante", disse.

De acordo com o vice-prefeito, Bom Jesus foi beneficiada com muitos investimentos do governo em diferentes ?reas, como estradas, universidade, f?brica de leite de soja, dentre outros. "Sabemos que n?o ? poss?vel concretizar agora todas as a?es necess?rias, mas ? preciso apontar as que s?o priorit?rias."

O vereador Ramon Lozada tamb?m destacou a import?ncia do evento, principalmente a participa??o popular nesse processo. "Uma das coisas mais importantes deste governo ? a participa??o do povo ajudando na constru??o e no desenvolvimento do Estado", assinalou. Ele aproveitou a oportunidade para agradecer ao governo pelos investimentos no munic?pio de Bom Jesus e tamb?m para solicitar mais investimentos na regi?o.

S?rgio Miranda, secret?rio do Planejamento, falou da import?ncia da constru??o, de maneira participativa, do Plano Plurianual (PPA) com a sociedade. "A inten??o do governo ? a constru??o permanente de pol?ticas p?blicas de desenvolvimento do Estado. Reconhecemos que, durante estes mais de quatro anos e oito meses de governo, n?o foi feito tudo, mas foi feito o que p?de ser feito, dentro das limita?es or?ament?rias."

O secret?rio tamb?m explicou o funcionamento dos trabalhos em diferentes oficinas para a discuss?o de pol?ticas de desenvolvimento para o Estado. As oficinas do PPA aparecem divididas em tr?s salas tem?ticas: desenvolvimento econ?mico, social, de infra-estrutura e do meio ambiente; reuni?o de gestores, oficina de comunica??o; e a do semi-?rido.

Roberto John destacou que esse ? um momento importante vivenciado pela popula??o do Estado, que, para ele, vem se tornando cada vez mais democr?tico. "Da? porque ? importante a participa??o da sociedade civil na constru??o do PPA, que aponta as a?es a serem desenvolvidas no Estado para os pr?ximos quatro anos", disse.

Os trabalhos prosseguem durante todo o dia, culminando com a plen?ria das discuss?es em cada grupo. Para este s?bado est? sendo aguardada a presen?a do governador Wellington Dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES