Bombeiro cearense é finalista em concurso internacional de poesia

O soneto A Sina, que já havia conquistado o 1° lugar no Concurso Literário de Prosa e Poesia da Academia de Letras de São João da Boa Vista (SP)

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O primeiro-tenente Romário Fernandes, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, foi o único poeta de fora da Europa a figurar entre os finalistas do 5° Prêmio Internacional Michelangelo Buonarroti, categoria Poesia Singola, divulgado na noite desta quinta-feira (14).

O soneto A Sina, que já havia conquistado o 1° lugar no Concurso Literário de Prosa e Poesia da Academia de Letras de São João da Boa Vista (SP), esse ano, trata da luta cotidiana do bombeiro contra a morte.

O Prêmio Internacional Michelangelo Buonarroti é uma realização da Associação Cultural Arte Per Amore, da região da Toscana, que visa a promover e valorizar a arte de qualidade, dando visibilidade internacional aos artistas participantes.

O concurso é aberto a artistas residentes em qualquer parte do mundo, italianos e estrangeiros, profissionais e não profissionais, que podem concorrer com obras em suas próprias línguas nativas, desde que remetidas, no ato da inscrição, acompanhadas de uma versão do texto para o italiano.

A cerimônia de entrega dos prêmios acontece no dia 30 de novembro, no Palazzo Mediceo de Seravezza, província de Lucca, na Itália.(Ascom - Corpo de Bombeiros Militar do Ceará - Texto e Fotos)

A SINA

Um brado inflama a alma do bombeiro,

que embarca rápido e equipado segue,

no encalço dessa sina que o persegue

de, só salvando, se sentir inteiro!

E avança tão veloz quanto consegue,

buscando, mais que a morte, ser ligeiro,

no afã de a esse inimigo traiçoeiro

impor um golpe que o afaste e cegue.

Até a hora em que ele mesmo sente

o beijo do vapor incandescente

que acena à alma com um abraço frio…

Então, num gesto de bravura, arrasta

de volta à vida a vida quase gasta

que a morte já tragava pro vazio…



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES