Bombeiros dizem ter resgatado corpo de última vítima no Paranoá

Bombeiros já iniciaram estudos para içar barco do fundo do lago.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As equipes de resgate encontraram às 23h desta quarta-feira (25) o corpo da nona vítima do naufrágio do barco Imagination, que afundou na noite de domingo (22) no Lago Paranoá, em Brasília. De acordo com os bombeiros, essa seria a última pessoa desaparecida. O corpo é de Adenilton José de Oliveira, de 31 anos, que trabalhava como garçom no Imagination.

Na terça-feira (23), foram localizados os corpos de quatro vítimas, todos numa região a 150 metros de onde a embarcação está naufragada. Na segunda, três pessoas foram encontradas mortas, uma dentro do barco. No domingo do acidente, um bebê de sete meses chegou a ser socorrido, mas não resistiu. O governador Agnelo Queiroz decretou nesta quarta-feira (25) luto oficial de três dias em solidariedade às vítimas do naufrágio.

Entre as dificuldades para a realizar as buscas estavam a temperatura da água, que fica em torno de 12º, e a visibilidade, que é de cerca de um metro durante o dia. O Corpo de Bombeiros já iniciou os estudos para realizar a reflutuação do barco. O coronel Marco Negrão, do Grupamento de Busca e Salvamento, acredita que o trabalho de içar a embarcação será bastante complicado, uma vez que o Imagination pesa 15 toneladas e está a 18 metros de profundidade.

Enterro das vítimas

Nesta quarta-feira foram velados Valdelice Fernandes e o filho dela, de cinco meses, que chegou a ser resgatado com vida, mas que morreu quando recebia os primeiros-socorros. Os corpos da mulher e do bebê serão levados para a Bahia, onde serão enterrados.

Também na tarde de quarta-feira foi sepultado o corpo de Adail de Souza Borges, 44. Ele era cozinheiro do Exército havia 28 anos e se aposentaria em dois anos. Borges estava trabalhando como cozinheiro da festa no barco naufragado. O enterro foi realizado com honras militares, com uma salva de 12 tiros. A esposa de Borges deixou o local amparada por familiares antes mesmo de o sepultamento acabar. O militar deixa uma filha de 15 anos.

Possíveis causas

O delegado Adval Cardoso de Matos, da 2ª Delegacia de Polícia de Brasília, afirmou nesta terça-feira que os responsáveis pelo barco agiram, segundo as investigações feitas até agora, com "imprudência" e "imperícia". Ele disse que o caso pode resultar em indiciamentos por homicídio culposo (quando não há intenção de matar).

"Está caminhando a princípio para crime culposo, mas ainda é cedo para determinar. Ainda tem uma série de informações que podem mudar ou não essa situação, mas a princípio seria exatamente culposo, ou por imprudência ou por imperícia", disse. O barco tinha mais de cem pessoas a bordo, mas a capacidade, segundo a Marinha era de 92 pessoas. O G1 tentou falar com o dono do barco, mas os telefones dele estão desligados.

O comandante da Marinha Rogério Leite, da Delegacia Fluvial de Brasília, disse na segunda-feira que mergulhadores encontraram uma rachadura em um dos tubulões na parte de baixo do barco. Tubulões são estruturas cilíndricas e ocas que auxiliam na flutuação das embarcações.

Leite não informou o tamanho da rachadura nem disse se ela pode ser apontada como a causa do acidente. Ele disse ainda que não sabe quantos tubulões o barco tinha. Segundo ele, o piloto do barco que naufragou poderia nem saber se havia a rachadura na estrutura, uma vez que ela fica submersa.

Em depoimento à polícia, o piloto do barco, Airton Carvalho da Silva Maciel, disse que a embarcação estava inclinada para a esquerda quando deixou o cais. Ele afirmou que pediu aos passageiros para irem para o outro lado, ?para compensar? a inclinação.

Em nota divulgada no começo da tarde desta segunda, a Marinha informou que a embarcação que naufragou tinha autorização para transportar 90 pessoas e 2 tripulantes, mas havia mais de cem no barco.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES