Bombeiros recomendam demolir sacadas de prédio onde outras 13 desabaram

No último sábado (13), outras treze sacadas desabaram em efeito dominó. Felizmente, ninguém se feriu. O prédio de 34 andares foi evacuado e segue interditado.

O prédio de 34 andares foi evacuado e segue interditado. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Corpo de Bombeiros informou nesta segunda-feira (15) que vai recomendar a demolição das 13 sacadas restantes do prédio Cristo Rei, no bairro Cremação, em Belém (PA). No último sábado (13), outras treze sacadas desabaram em efeito dominó. Felizmente, ninguém se feriu. O prédio de 34 andares foi evacuado e segue interditado. 

"Fizemos análise de risco e as sacadas que caíram são idênticas às sacadas que permaneceram em pé. Vamos fazer um parecer técnico justamente para recomendar ao síndico a demolição", afirmou Jaime Oliveira, comandante operacional dos bombeiros ao G1.

A medida, segundo os Bombeiros, é necessária porque há risco de as sacadas que restaram também desabarem. Segundo Oliveira, a área logo abaixo das 13 sacadas que restam foi isolada devido ao risco. "Fizemos isolamento da área para caso haja algum desmoronamento", disse Oliveira.

No domingo (14), os bombeiros e peritos analisaram as sacadas restantes e se tinham sido construídas iguais às que desmoronaram, pois foi constatado que, no lado onde teve a queda, as ferragens não estavam de acordo para a construção, além de haver indícios de corrosão e infiltração, possivelmente por falta de manutenção. 

Ainda segundo os bombeiros, o projeto inicial não previa sacadas. Elas teriam sido colocadas durante a construção a pedido dos moradores. Ainda é investigado se cálculos foram refeitos para que as sacadas fossem incluídas na execução da obra. O prédio foi construído em 1990. 

A Polícia Civil investiga o desabamento e aguarda laudo de perícia para dar andamento às investigações. Segundo as autoridades, existe suspeita de infiltração, ferragens inadequadas e falta de manutenção. À reportagem, a Polícia Civil disse que pessoas estão sendo ouvidas, diligências são realizadas

"As hipóteses ainda estão sendo levantadas pela Perícia Criminal da Polícia Científica, a qual está atuando de forma integrada e colaborativa com o Corpo de Bombeiros do Pará", informaram os bombeiros ao G1. 

O CASO

No último sábado (13), cerca de 13 sacadas despencaram logo após um estrondo referente a queda da sacada da cobertura, causando um grande impacto que assustou os vizinhos. Não houve registro de feridos. Equipes do Corpo de Bombeiros do Pará e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados e a retirada de entulhos contou com ajuda de moradores.

SAIBA MAIS NO MEIONORTE.COM



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES