Bombeiros reforçam combate a incêndios no segundo semestre

As altas temperaturas e o clima seco elevam o número de incêndios

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Corpo de Bombeiros do Piauí se prepara para reforçar as ações de combate a incêndios a partir do segundo semestre do ano, período em que é registrado o maior número de ocorrências de queimadas. Isso se deve ao aumento da temperatura e a baixa umidade do ar, que fazem crescer os focos de incêndios, sendo intensificados ainda mais pela ação humana.

Nesse sentido, o Corpo de Bombeiros trabalha com as “Operações Planejadas”. “São ações estratégicas para que possamos combater com mais eficácia as ocorrências. Nesse período, costumamos atender cerca de 10 casos, mas apesar do alto número, temos conseguido realizar um bom trabalho, contendo o fogo sem deixar que se espalhe pelas áreas ao redor”, destacou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, cel. Carlos Frederico.

A aquisição de novos equipamentos e expansão de batalhões por cidades polos do estado, como Floriano, Picos Teresina e Parnaíba, tem permitido aos bombeiros um maior poder de reação frente aos incêndios.

“Estamos liberando mais recursos para o combate a esses incêndios. Desde 2015, trabalhamos na expansão dos batalhões, além de ampliar o trabalho com bombeiros voluntários, dispondo de equipamentos para que a sociedade civil possa ajudar. Isso tem permitido bons resultados”, destaca o governador.

É importante frisar que a população pode auxiliar no combate aos incêndios evitando práticas como queimar o lixo, atear fogo em terrenos e jogar bitucas de cigarro acesas.

“Além de danos ambientais, como o aumento da temperatura, agressão ao solo, plantas e animais, os incêndios causam também problemas respiratórios à população e podem acarretar danos ao patrimônio público e privado”, atentou o cel. Drummond.

As ações para proteger a população contra as queimadas também é reforçada pelo Comitê Interinstitucional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Estado do Piauí. O Comitê é composto por vários órgãos estaduais e desenvolve estratégias de redução de desmatamento e incêndios nas florestas e matas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES