Brasil aceita reunião com Bolívia para discutir Rio Madeira

Brasil aceita reunião com Bolívia para discutir Rio Madeira

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro das Rela?es Exteriores, Celso Amorim, entregou nesta sexta-feira uma carta ? chancelaria boliviana na qual informa que o Brasil aceita reunir-se com a Bol?via para discutir quest?es relativas ?s usinas de Santo Ant?nio e Jirau, no rio Madeira.

"A reuni?o (...) poderia realizar-se em qualquer data conveniente para o lado boliviano na semana de 23 a 27 de julho corrente", disse Amorim na carta endere?ada ao chanceler boliviano, David Choquehuanca, e divulgada no final da tarde desta sexta-feira pelo Itamaraty.

Ap?s a concess?o da licen?a ambiental pr?via ?s usinas do rio Madeira na segunda-feira, o governo boliviano havia pedido com urg?ncia, em carta ao Itamaraty, uma reuni?o de urg?ncia ao governo brasileiro para tratar do impacto das usinas no pa?s vizinho.

Na carta ao colega boliviano, Amorim destacou que "os projetos de Jirau e Santo Ant?nio e seus respectivos embalses estar?o integralmente em territ?rio brasileiro e seu licenciamento ? de responsabilidade das autoridades ambientais brasileiras".

Ele reiterou, no entanto, que o governo brasileiro est? disposto a "fornecer informa?es relativas ?s sucessivas etapas de implementa??o desses projetos". "O Brasil estar? sempre disposto a discutir com as autoridades bolivianas (...) quest?es relativas ao aproveitamento energ?tico dos recursos da bacia do rio Madeira", afirmou.

Na carta, Amorim diz ainda que as usinas s?o "de fundamental import?ncia" para as necessidades energ?ticas do pa?s. E assegura que a decis?o de constru?-las levou em conta "implica?es econ?micas, sociais e ambientais, seguindo os r?gidos padr?es normativos da legisla??o ambiental brasileira".

"Estou seguro de que (as condi?es da constru??o das usinas) tamb?m coincidem, em ampla medida, cokm as preocupa?es manifestadas em sua correspond?ncia", disse Amorim ao colega.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES