Brasil bate recorde em produção de litros de cerveja no mundo

Esse é o período que a produção de dezembro chega ao consumidor final.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Verão no Brasil é quase sinônimo de cerveja e carnaval, e a indústria de bebidas parece atenta a essa associação. No ano passado, batemos o recorde de produção de litros de cerveja (lata e vidro retornável). Foram mais de 13,6 bilhões de litros, marca que superou o registrado em 2010, último dado da série histórica. Com relação a 2013, o aumento foi de quase 21%.  

A produção de cerveja é sempre mais forte nos meses que antecedem aqueles com maior calor, considerando a média de 2010-2014. A produção mês acelera a partir de setembro e atinge a máxima em dezembro, mês que antecede a fase mais quente de janeiro a março, quase sempre também período de carnaval. Esse é o período que a produção de dezembro chega ao consumidor final.  

Pelos dados disponíveis na Receita Federal, existe uma associação entre a produção média e a alta das temperaturas. Quando comparamos a temperatura média histórica da cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, com a produção de cerveja no Sudeste (2014), é possível observar que, apesar dos poucos  dados históricos,na maioria das vezes, quando há um aumento da temperatura média, a produção de cerveja também sobe. E aqui tem um detalhe. A associação é mais forte considerando a produção de um mês em relação à temperatura média do mês seguinte (veja no gráfico). É como se a indústria procurasse se antecipar ao calor na cidade. Quando feito o teste com produção do mês e a temperatura média no próprio mês, a correlação cai um pouco, mas mesmo assim, é considerável (0,51, considerando a escala de 0 a 1)  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES