Brasil comemora o Dia Mundial dos Oceanos

Estima-se que os oceanos brasileiros sejam responsáveis por cerca de 19% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Morro de São Paulo | Márcio Filho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Dia Mundial dos Oceanos foi comemorado no Brasil nesta quarta-feira, 8. Com cerca de 8.500 quilômetros de litoral, o Oceano é uma importante potência no campo do turismo náutico, uma das várias atividades econômicas realizadas nos mares do país. Pensando em estimular o segmento, o Ministério do Turismo realizou uma série de ações com foco em infraestrutura, qualificação e isenção de impostos.

Entre as medidas está a inclusão de barcos à vela na Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum do Mercosul (LETEC). A medida assegura a isenção de tributos federais para todos os interessados em importar veleiros – esportistas e empreendedores do turismo que utilizem suas embarcações como ativo econômico. Além disso, houve a eliminação do imposto de 18% sobre a importação de jet-skis com até 30 anos de fabricação.

Morro de São Paulo (Márcio Filho/MTur)

“Somos uma potência mundial no turismo náutico e isso se deve muito ao nosso litoral, que possui uma beleza sem igual e infinitas possibilidades de atividades para turistas estrangeiros e brasileiros que visitam nosso país. Temos uma verdadeira Amazônia Azul que, na prática, é o nosso sétimo bioma, ao lado da Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal, um diferencial competitivo sem igual”, afirma o ministro do Turismo, Carlos Brito.

Oceanos brasileiros são responsáveis por cerca de 19% do PIB

Outra importante conquista na área foi o reconhecimento da atividade de condutor de turismo náutico como profissão pelo Ministério do Trabalho e Previdência. A medida beneficia cerca de 100 mil brasileiros que atuam na atividade de norte a sul do país. Também está prevista a realização de um curso de capacitação para estes profissionais, em parceria com a Marinha do Brasil.

O pacote de ações incluiu, ainda, um acordo de cooperação técnica com a Caixa Econômica Federal para a realização de estudo do mercado para ofertar crédito a quem deseja implantar infraestruturas e equipamentos de apoio às atividades de turismo náutico. No campo da infraestrutura náutica, o MTur desenvolverá e fará a doação de oito propostas destinadas à construção de rampas, píeres e marinas públicas.

Para se ter uma ideia do potencial econômico do turismo náutico no país, estima-se que os oceanos brasileiros sejam responsáveis por cerca de 19% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Desse total, 2,6% são relacionados a atividades diretamente relacionadas ao mar e outros 16,4% ligados a atividades indiretas, segundo tese de doutorado da professora Andréa Bento Carvalho, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Desde 2021, um grupo técnico do governo federal trabalha com o intuito de elaborar uma metodologia para calcular o chamado “PIB do Mar”.

Data

O Dia Mundial dos Oceanos foi estabelecido durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro (RJ), em 1992 (RIO-92), com o objetivo de chamar a atenção e motivar iniciativas que colaborem para esse complexo ecossistema. Os oceanos cobrem mais de 70% da superfície da Terra, reúnem cerca de 97% de toda a água existente no planeta e abrigam a maior biodiversidade global. (Do MTur)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES