Brasil: distante da volta segura às aulas

Estudos pelo mundo mostram que crianças têm uma carga viral bem parecida com a dos adultos

País pode estar distante de escolas seguras para os estudantes | Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Preocupação constante de pais e professores o retorno as aulas presenciais é algo que traz insegurança a todos. E aos estudantes, uma sensação de incerteza que tem perdurado desde o início da pandemia.

A situação que se estende e preocupa diante das contaminações que acontecem, também, no ambiente escolar, tem sido motivo de estudos e pesquisas. Até que se possa falar em vacina para esse público, ainda sem perspectiva.

Estudos pelo mundo mostram que  crianças têm uma carga viral  bem parecida a dos adultos, portanto, os riscos de contaminação não são diferentes.

Os dados foram apresentados aos parlamentares da Comissão de Educação da Câmara na última segunda-feira (29) e divulgados na Agência Câmara, pela coordenadora do Laboratório de Epidemiologia da Universidade Federal do Espírito Santo, Ethel Maciel.  

Ela fez questão de citar uma das revistas a ‘Science’, que chegou a  publicar um estudo. Nele, consta a resposta de 41 países à pandemia. O estudo afirma que o lockdown com escolas fechadas ou salas com menos de 10 pessoas foram as medidas mais eficientes para deter a Covid-19.

Inquérito sorológico feito no Espírito Santo com 1.693 crianças e jovens de até 22 anos mostrou que a incidência do vírus nesta amostra aleatória foi de 6%, pouco menor que a verificada em adultos, de 9%. Ainda de acordo com o levantamento, 35,3% dos estudantes estavam assintomáticos. 

E os sintomas de maior relevância foram a tosse e a perda de olfato. Ou seja, a medição da temperatura não se mostra uma barreira eficaz porque apenas 26% tinham este sintoma.

Para Ethel Maciel, os estudos mostram que a medida mais eficaz é o distanciamento físico seguido de barreiras técnicas como filtros de ar.

“A gente precisa mensurar o CO2 desta sala. Porque pode ser que numa sala eu possa colocar 30 e em outra eu não posso colocar nem 10. Isso varia dependendo da ventilação e do tamanho da sala”, afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES