Brasil dos contrastes: os céus desabando e o país ficando mais seco

Enquanto todos os anos os céus desabam sem piedade sobre o país, estamos diante de um estúpido contraste: o Brasil está ficando mais seco. Em 31 anos, a superfície de água encolheu 7,5%.

Chuvas deixam cidades de Minas Gerais alagadas | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por José Osmando

Das 853 cidades de Minas Gerais, 704 entraram em estado de alerta para as chuvas fortes que estão caindo nesta semana e que se intensificarão a partir deste sábado. A previsão dos órgãos de meteorologia é de que caiam sobre o Estado chuvas de até 100 milímetros, com incidência de ventos de até 100 km/h; 

Para o Rio de Janeiro, o INMET publicou aviso de alerta laranja, com extensão sobre o Estado do Espírito Santo. O Rio recebeu em uma semana 70% de toda a chuva esperada para o mês de Fevereiro;  

O Rio Grande do Sul recebeu hoje alertas de chuvas fortes, acompanhadas de descargas elétricas e ventos superiores a 80 km/h, com riscos de desastres naturais; 

ALERTA EM PERNAMBUCO

Desde o início do mês, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) vem alertando para chuvas intensas no Grande Recife e Zona da Mata, gerando temporais e consequentes alagamentos, deslizamento de barreiras, rompimento e interrupção de estradas, e a possibilidade de queda de casas e mortes humanas. Essa circunstância tende a atingir, também, cidades de Alagoas e Sergipe. 

IDENTIDADE

Vê-se, por essa amostragem de problemas, que a situação climática em várias partes do Brasil é preocupante, mas apresenta uma identidade só: as tragédias aparentemente “naturais”, debitadas à conta da natureza, são reincidentes. Praticamente todos os anos se repetem e tendem a se agravar, vitimando pessoas cada vez mais, matando famílias inteiras sob os escombros de lares que desabam.

AÇÃO DO HOMEM  

Para quase tudo existe uma razão de ser. A ação do próprio homem na degradação dos ambientes naturais, dando fim a reservas florestais, extinguindo rios e lagos, eliminando biomas essenciais ao bem-estar humano, varrendo do mapa espécies preciosas da fauna e da flora.  No centro dessas irreparáveis perdas, certamente, está o próprio humano, gerador desse desequilíbrio que descamba para as tragédias. Associado a essa ação predadora do homem, está o descaso e a irresponsabilidade de entes públicos que deveriam zelar por esses bens e conter a ganância e a fúria demolidora, mas fecham os olhos, por omissão ou outros interesses. As repetidas tragédias de Petrópolis e Teresópolis, no Rio de Janeiro, são bem um retrato dessa vergonhosa realidade. 

CONTRASTE

E enquanto todos os anos os céus desabam sem piedade sobre o país, estamos diante de um estúpido contraste: o Brasil está ficando mais seco. Em 31 anos, a superfície de água encolheu 7,5%. Somente no Pantanal- que é a maior superfície alagada do mundo-, houve uma perda de 26% do bioma, tudo causado pelas secas, mas sobretudo pelas queimadas criminosas que grandes proprietários rurais realizam sistematicamente na região. 

“O país perdeu 1,5 milhão de hectares, o que equivale a dez cidades de São Paulo”, diz o coordenador técnico do MapBiomas Água, Juliano Schirmbeck. 

AUMENTO DE TARIFAS 

Embora, ainda, não se possa falar em falta d’agua, mas temos à frente o fato de que já sofremos as consequências de viver em um país mais seco, porque isso resulta no aumento das tarifas de energia e no baixo nível dos reservatórios em cidades como São Paulo, como frequentemente tem acontecido. 

DEBATE SÉRIO 

Esses terríveis contrastes, das frequentes inundações e da crescente secura de águas, estão aí na cara de todos, exigindo um debate sério e uma tomada de posição enérgica contra os seculares predadores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES