Brasil é o país com mais óbitos pela varíola dos macacos, após 8ª morte

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, um homem de 33 anos com comorbidade, morador de Divinópolis, morreu no sábado (22)

Brasil é o país com mais óbitos pela varíola dos macacos, após 8ª morte | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil registrou a oitava morte por varíola dos macacos e, com isso, figura como o país com maior número de óbitos pela doença no atual surto em todo o mundo.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, um homem de 33 anos com comorbidade, morador de Divinópolis, morreu no último sábado (22). Ele estava internado em Belo Horizonte.

Assim, o estado mineiro tem, no total, três mortes registradas. Foi lá que ocorreu o primeiro óbito pela doença no país, no final de julho.

A pasta acrescentou que há também a suspeita de um quarto óbito causado pela doença e que este caso ainda está em investigação.

Brasil é o país com mais óbitos pela varíola dos macacos, após 8ª morte - Foto: Reprodução

Até então, o país tinha o maior número de mortes por varíola dos macacos fora da África. Naquele continente, a Nigéria listava sete mortes, número que o Brasil registrava desde 15 de outubro, quando ocorreu o sétimo óbito em um hospital particular em Santos, litoral de São Paulo.

Alguns sintomas iniciais da varíola dos macacos são, febre, mal-estar e dores no corpo. Após isso, é comum o aparecimento de lesões pelo corpo do paciente. A transmissão ocorre principalmente no contato com essas feridas. Embora mais raras, outra forma de transmissão é por vias aéreas.

Óbitos pela doença são raros e ocorrem principalmente em grupos de maior risco, como crianças e pacientes imunossuprimidos.

A vacinação é uma ferramenta para evitar novos casos da doença e, consequentemente, barrar possíveis novas mortes. Até o momento, o Brasil adquiriu cerca de 50 mil doses, mas só conta com 9.800 em território nacional -elas chegaram ao país em 4 de outubro.

O Ministério da Saúde optou por realizar um estudo, em parceria com a OMS e a Fiocruz, para medir a efetividade da vacina na vida real. A população elegível para receber as primeiras doses seriam aquelas que tiveram exposição a um caso confirmado ou suspeito de varíola dos macacos. Pessoas que fazem tratamento contra o HIV ou são adeptas da Prep (Profilaxia Pré-Exposição) também compõem o grupo primário.

Enquanto o público alvo já foi definido, os locais de aplicação estão sob análise do ministério. Conforme a pasta, os critérios para escolha consideram as cidades com elevados casos de varíola dos macacos e a disposição de infraestrutura para realizar a pesquisa.

SAMUEL FERNANDES - SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES