Brasil fabricará remédio usado por 20% dos portadores de Aids

O remédio é utilizado por cerca de 45 mil pessoas.

Brasil fabricará remédio usado por 20% dos portadores de Aids. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir de 2013, começará a ser distribuído na rede pública de saúde mais um medicamento com o rótulo nacional para o tratamento da Aids: o Sulfato de Atazanavir. O remédio, que já é distribuído aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), é utilizado por cerca de 45 mil pessoas, em torno de 20% do total de pacientes, 217 mil.

Nesta sexta-feira, véspera do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou da cerimônia de oficialização do processo de transferência de tecnologia no Rio da Janeiro.

De acordo com o Ministério da Saúde, a produção nacional do Atazanavir será possível graças a uma parceria firmada entre a pasta, por meio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e o laboratório internacional Bristol-Myers Squibb. Atualmente, o medicamento é importado. A expectativa é que sejam economizados cerca de R$ 81 milhões por ano durante a parceria.

Padilha destacou que essa iniciativa possibilita a autonomia do País na produção de medicamentos. "Com a parceria, o Brasil terá capacidade para se tornar autossuficiente na produção do Atazanavir e para fortalecer sua indústria farmoquímica", afirmou. O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, ressaltou que há mais de 25 anos a fundação "contabiliza uma série de significativas contribuições para o programa brasileiro de Aids".

O acordo para a produção nacional do Atazanavir foi firmado em dezembro de 2011. A parceria inclui a transferência da tecnologia, a fabricação e a distribuição pelo período de cinco anos. Como contrapartida, o governo garantirá exclusividade ao laboratório na compra do antirretroviral durante o processo da transferência. O medicamento será distribuído com a embalagem de Farmanguinhos já no ano que vem, mas a sua produção com a tecnologia nacional terá início em 2015.

Atazanavir

O Sulfato de Atazanavir é um antirretroviral da classe dos inibidores de protease e constitui uma importante droga na composição de esquemas terapêuticos para o tratamento de pacientes com HIV/Aids. É considerado um dos medicamentos preferenciais pelas diretrizes internacionais do Departamento de Saúde dos Estados Unidos, da Sociedade Internacional de Aids e da Organização Mundial da Saúde (OMS).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES