Brasil recebeu 97,1 milhões de passageiros em 2019

Um crescimento de 1,8% segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil

Turistas em Curitiba, no Paraná | Arquivo MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O turismo brasileiro segue em alta. De janeiro a dezembro de 2019, o número de desembarques nacionais nos aeroportos do país cresceu 1,8% em relação ao mesmo período de 2018. Foram 97,1 milhões de passageiros viajando no Brasil no ano passado, quase 2 milhões a mais que o registrado em 2018 (95,5 milhões).

Os dados fazem parte de relatório mensal da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O mês de dezembro também registrou alta com 9 milhões de passageiros, um crescimento de 3,2% em relação ao mesmo mês de 2018.

Ao longo de 2019, dos 12 meses do ano, nove registraram crescimento no número de turistas em viagem pelo Brasil, com destaque para fevereiro que apresentou um aumento de 8% em relação ao mesmo período de 2018. Em seguida, os meses de outubro (4,8%), março (3,7%), novembro (2,9%) e setembro (2,4%) tiveram as maiores altas de 2019.

Em comemoração a mais um resultado positivo, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, reitera que o ano de 2019 foi histórico para o turismo brasileiro. “2019 marcou o início de um árduo e constante trabalho para colocar o turismo no centro da agenda de desenvolvimento do país. O turismo é fundamental vetor da economia brasileira e vamos alcançar muito mais, junto ao governo federal sob a liderança do nosso presidente Jair Bolsonaro. Prova disso são as entregas feitas em um ano de gestão e os recordes que seguem sendo divulgados em todo o país”, destaca o ministro.

Álvaro Antônio ressalta ainda que melhorias na infraestrutura turística, na promoção dos destinos nacionais, na abertura de mercado e na atração de investimentos foram fundamentais para esse crescimento de turistas viajando pelo país.

Ações como o Programa Investe Turismo, que contempla 158 municípios em 30 rotas turísticas de todo o Brasil; o Plano de Desenvolvimento Turístico, que realiza diagnósticos para alavancar o desenvolvimento local de diversos destinos nacionais; bem como as obras de infraestrutura em todas as regiões do país são algumas das políticas que o Ministério do Turismo vem adotando desde o início de 2019 para fortalecer a oferta turística nacional.(Por Cecília Melo /MTur)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES