Brasil regista aumento da atividade turística de 11,9% em junho. Confira!

Movimentação econômica do setor registra a segunda taxa positiva consecutiva, demonstrando reaquecimento.

Minas Gerais | Pedro Vilela/MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Índice de Atividades Turísticas subiu 11,9% em junho. O setor foi impulsionado pelo aumento na receita de empresas que atuam nos segmentos de transporte aéreo de passageiros (21,2%) e de alojamento e alimentação (8,5%), que inclui restaurantes e hotéis. 

Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quinta-feira (12.08) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As 12 Unidades da Federação pesquisadas mostraram taxas positivas, com destaque para Minas Gerais (+19,7%), Ceará (+16,7%), Distrito Federal (+14,4%), Pernambuco (+13,0%) e Rio de Janeiro (+12,4%). No acumulado de maio a junho, o setor de turismo acumula um ganho de 43%.

Minas Gerais é uma das Unidades da Federação que registrou alta no Índice de Atividades Turísticas no mês de junho. Crédito: Pedro Vilela/MTur

Tendência de reaquecimento

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, avalia que o resultado indica a tendência de reaquecimento da cadeia produtiva do turismo, a partir do avanço da vacinação contra a Covid-19 no país. 

“Atuamos desde o início da pandemia em apoio ao setor de turismo. O avanço da vacinação no país, aliado à adoção de protocolos sanitários, têm possibilitado o retorno das atividades turísticas em todo o país, movimentando a economia e gerando mais emprego e renda para a população”, destaca Machado Neto.

Pesquisa Mensal de Serviços -   Volume de Atividades Turísticas       

Variação mai/2021 a jun/2021

UF - Variação

MG - 19,7

CE - 16,7

DF - 14,4

PE - 13,0

RJ - 12,4

PR - 10,4

SC - 9,7

BA - 9,6

GO - 7,9

ES - 7,8

SP - 5,3

RS - 0,1

Brasil - 11,9

Fonte: PMS/IBGE



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES