Brasil registra um acidente aéreo a cada dois dias, revela dados do Cenipa

De janeiro de 2012 a abril de 2023 foram registradas 1.878 ocorrências com aeronaves em todo o país

Brasil registra um acidente aéreo a cada dois dias, revela dados do Cenipa | Globocop/ TV Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nos últimos dez anos, o Brasil registrou em média um acidente aéreo a cada dois dias, totalizando 1.878 ocorrências com helicópteros, aviões, ultraleves, planadores, hidroaviões e trikes entre janeiro de 2012 e abril de 2023. Infelizmente, 844 pessoas morreram em 441 desses acidentes. As principais causas foram a perda de controle em voo, falha do motor e colisões durante pouso ou decolagem.

Apesar de uma queda nos últimos anos, a frequência de acidentes ainda é preocupante e poderia ser evitada. A falta de fiscalização na manutenção e treinamento de pilotos, especialmente em voos particulares, bem como o aumento da frota de aeronaves, são apontados como fatores para esse cenário.

Especialistas afirmam que aviões menores e particulares têm mais chance de se envolver em acidentes, pois muitos pilotos inexperientes e pouco familiarizados com as aeronaves acabam se arriscando em pousos e decolagens. Isso, aliado a uma fiscalização menos rigorosa, pode resultar em tragédias.

Os dados mostram que, entre 2012 e 2023, ocorreram 159 acidentes com helicópteros, dos quais 53 foram fatais, enquanto 1.091 ocorrências envolveram aviões, sendo 275 fatais. O helicóptero tem mais facilidade de se deslocar em áreas fora de aeródromos e aeroportos, o que pode explicar a alta taxa de fatalidade nesse tipo de acidente.

São Paulo liderou o ranking dos estados com o maior número de acidentes aéreos nos últimos dez anos, com 386 ocorrências, seguido por Mato Grosso, com 194, e Rio Grande do Sul, com 168. Embora os números tenham diminuído, ainda é preciso mais medidas para prevenir essas tragédias. Veja mais notícias no Meio Norte.com

(Com informações do Portal R7)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES