Brasil se abstém em votação da ONU sobre direitos humanos na Rússia

Além do Brasil, abstiveram-se outras 23 nações, como México, Índia e Paquistão. Ao todo, 47 países compõem o conselho

Encontro | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

GUARULHOS, SP (FOLHAPRESS) - Em medida inédita, o Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou nesta sexta-feira (7) a criação de um mandato para um relator especial sobre violações de direitos humanos na Rússia. O Brasil, no entanto, se absteve na votação em Genebra.

Brasil se abstém sobre direitos humanos 

A moção, apresentada por quase 50 países -incluindo EUA, Reino Unido, Ucrânia e Colômbia-, obteve 17 votos favoráveis e outros seis contrários. Além do Brasil, abstiveram-se outras 23 nações, como México, Índia e Paquistão. Ao todo, 47 países compõem o conselho.

Trata-se da primeira vez que o colegiado abre uma relatoria especial para examinar a temática em um dos chamados "P5", países que são membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e, portanto, têm maior poder de barganha na organização -Rússia, EUA, França, China e Reino Unido.

À agência de notícias Reuters o embaixador britânico, Simon Manley, disse que a medida visa "não esquecer aqueles que lutam pela liberdade em casa, enquanto [Vladimir] Putin realiza opressão no exterior". Referia-se, respectivamente, à repressão contra russos contrários às medidas do governo e à Guerra da Ucrânia, iniciada em fevereiro.

Já o chefe da diplomacia russa em Genebra, Gennady Gatilov, afirmou durante a votação que o texto continua alegações falsas. "Esta resolução é mais um exemplo de como os países ocidentais estão usando o conselho para alcançar objetivos políticos", disse ele.

A votação nesta sexta ganha também feição simbólica. Horas antes, em Oslo, o prêmio Nobel da Paz foi concedido à organização de direitos humanos russa Memorial, pioneira no país, além do ativista belarusso Ales Bialiatski e do Centro para Liberdades Civis da Ucrânia.

O comitê norueguês do Nobel, como já havia feito na edição de 2021, que laureou o jornalista russo Dmitri Muratov, criticou a repressão posta em prática pelo governo de Putin.

O Brasil tem sido acusado de adotar posição de neutralidade em relação a Moscou, importante parceira comercial e aliada no Brics. Na última semana, o país também se absteve em uma resolução no Conselho de Segurança que condenava a anexação de partes do território ucraniano pela Rússia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES